A Disney Especial inicialmente planeada para janeiro, foi hoje distribuída nos pontos de venda de periódicos. Trata-se do 34.º número e é dedicado ao personagem italiano Indiana Pateta.

Este personagem foi criado em 1988 por Bruno Sarda (argumento) e Maria Luisa Uggetti (desenhos), sendo uma clara referência ao personagem cinematográfico Indiana Jones. Inclusivamente, o título da banda desenhada na qual o Indiana Pateta surge pela primeira vez, Os Salteadores do Templo Perdido (a primeira BD desta edição), mistura os títulos dos dois primeiros filmes – e únicos, aquando da publicação da BD – da criação de George Lucas, realizados por Steven Spielberg, Os Salteadores da Arca Perdida (1981) e Indiana Jones e o Templo Perdido (1984).

Se este arqueólogo, primo do Pateta, surge pela primeira vez numa história protagonizada por Mickey e Pateta, após marcar presença nalgumas bandas desenhadas do Mickey, tem direito a ver o seu nome enquanto protagonista de uma BD 3 anos após a sua criação. Embora não exclusivamente, Bruno Sarda é o autor da maioria das primeiras BD com Indiana Pateta, sendo o desenho frequentemente da autoria de Massimo De Vita. Indiana Pateta e o Trono Mágico (a segunda BD desta edição) é um desse exemplos, tendo sido originalmente publicada em 1993.

Por seu turno, Indiana Pateta e o Selo Valindo, de 1995, é um exemplo de uma BD desenhada por Massimo De Vita mas com argumento de outro autor. Tem a particularidade do seu argumentista, Gianfranco Goria, utilizar pela segunda e última vez um personagem por si criada, Oscar Boom, inédito até este momento em publicações de língua portuguesa e uma homenagem ao estudioso Oscar Botto (1922-2008), o qual tinha muito orgulho destas suas aparições na BD disneyana.

A penúltima BD longa torna a ter argumento de Bruno Sarda, Indiana Pateta e o Poder das Sete Notas, desta feita com desenhos de Sergio Asteriti. Foi publicada originalmente em 1996. Quanto à última BD do volume, exemplifica que nem todas as boas bandas desenhadas com o Indiana Pateta foram escritas pelo seu criador, desenhadas pelos seus ilustradores mais frequentes ou mesmo protagonizadas por si. Datada de 2000, Mickey e O Anel de Ouro de Atlântida é mais uma banda desenhada da série Máquina do Tempo e tem como autores Francesco Artibani (argumento) e Claudio Sciarrone (desenho).

Disney Especial #34: Indiana Pateta
Autores: Bruno Sarda, Claudio Sciarrone, Francesco Artibani, Gianfranco Goria, Maria Luisa Uggetti, Massimo De Vita, Sergio Asteriti
Editora: Goody
Páginas: 324
PVP: 3,90€