Os pontos de venda de periódicos continuam – e continuarão a ser em 2017 – um local privilegiado para descobrir publicações de, com ou sobre banda desenhada, sejam nacionais sejam importadas.

Entre abril e julho de 2016, silenciosamente, chegaram às bancas nacionais os primeiros quatro números da série Minecraft Comics: A Lenda de Herobrine, de Maria E. Martin, coeditados pelas brasileiras Tambor Digital e Edicase. Apesar dos primeiros 4 números nem corresponderem a um quarto da série publicada no Brasil, onde também foram publicadas outras séries baseadas no videojogo Minecraft, os números seguintes jamais foram distribuídos em Portugal.

Curiosamente, sem aviso, chega esta semana às bancas portuguesas uma das duas biografias em manga que a Tambor coeditou com a Case Editorial. Trata-se d’ O 14.º Damai Lama, da autoria de Tetsu Saiwai, publicado no Brasil em maio de 2015.

Eis a sinopse da editora:
Aos dois anos de idade, Tenzin Gyatzo, nascido de uma família de camponeses no nordeste do Tibete, foi reconhecido como a reencarnação de seu predecessor, o décimo quarto Dalai Lama – a manifestação do Buda da Compaixão. Apenas 14 anos depois, esse jovem assumiu totalmente o poder político da sua nação após a invasão das forças chinesas e, desde então, se tornou um dos líderes espirituais mais influentes do nosso tempo.

O 14.º Dalai Lama
Tetsu Saiwai
Editora: Case Editorial/ Tambor
Páginas: 208
PVP: 4,90€