As más notícias para os leitores portugueses das revistas brasileiras da Panini não cessam. Após o anúncio do cancelamento da importação das revistas brasileiras da DC e a notícia de que, ao contrário do que aconteceu na última década, deixou de estar garantido a importação de todos os números das poucas séries da Marvel remetidas para Portugal (no passado, apenas os números com casa decimal tinham sido ignorados), tendo-se confirmado que os números 21 e 22 da revista Avante, Vingadores não teriam direito a distribuição em Portugal, este mês surge mais uma má notícia, desta feita relativa às revistas da Mauricio de Sousa Editora.

Com raras exceções de uma ou outra série (p.e., a série Turma da Mônica Extra)  e especial (p.e.,  Clássicos do Cinema Especial #1: Hotel Transilmônica), que não foram exportadas para Portugal, a quase totalidade das revistas da Mauricio de Sousa Editora editadas pela Panini têm vindo a ser ininterruptamente distribuídas nas bancas portuguesas.

A única série na qual se verificaram problemas até ao momento tinha sido a elogiada Graphic MSP, uma vez que, dos primeiros 10 números, apenas foram distribuídos 5 (Graphic MSP #1, 2, 4, 9 e 10) e sempre com bastante atraso.

Para os leitores e colecionadores das revistas da Turma da Mônica e companhia, a situação agravou-se. No mês passado já não tinha sido distribuído o Almanaque do Cascão #58. Este mês não se distribuíram as revistas Cebolinha #16 e Mônica #16 (tendo sido distribuídos, ao invés, os números 17).

A Panini confirmou ao Bandas Desenhadas que o Almanaque do Cascão #58, Cebolinha #16 e Mônica #16 não serão distribuídos em Portugal. Deste modo, tal como tinha acontecido com as revistas da Marvel, também os leitores e colecionadores deixaram de ter garantias de que todos os números de uma determinada série da Mauricio de Sousa Editora serão distribuídos em Portugal.

Entretanto, registe-se que as séries Mónica y su Pandilla e Monicas’s Gang, as versões espanhola e inglesa da revista Turma da Mônica, chegam ao seu final com o número 65. No Brasil, foram substituídas respetivamente pela séries Mónica y sus amigos e Monica and Friends. Esta alteração surgiu na altura em que as revistas mensais atingiram o número 100 no Brasil e reiniciaram a numeração. Atendendo a estas revistas em língua estrangeira serem distribuídas em Portugal com 17 meses de atraso em relação às restantes, tal ocorre somente agora no nosso país.

Clique nas imagens para visualizar em toda a extensão as capas das revistas com distribuição em março:

Sob a forma de listagem:
– Almanaque da Magali 58
– Almanaque do Chico Bento 58
– Almanaque do Louco 11
– Almanaque Turma da Tina 20
– Cascão (2.ª série) 16
– Cebolinha (2.ª série) 17
– Chico Bento (2.ª série) 16
– Chico Bento Moço 35
– Magali (2.ª série) 16
– Mônica (2.ª série) 17
– Mónica y su Pandilla 65
– Monica’s Gang 65
– Saiba Mais! com a Turma da Mônica 107: Água
– Turma da Mônica (2.ª série) 16
– Turma da Mônica Jovem 98

nota: imagens cedidas pela editora.