Esta semana chega às bancas o trigésimo nono volume da Coleção Oficial de Graphic Novels Marvel, intitulado Demolidor: Terra das Sombras, da autoria de Andy Diggle e Billy Tan. Este volume reúne as edições 1 a 5 de Shadowland, uma minissérie que tinha sido distribuída em Portugal em 2012 nas revistas brasileiras Universo Marvel (2.ª série).

Nos EUA, para além desta minissérie, Terra das Sombras teve paralelamente direito a mais 4 minisséries, 4 one-shots e 2 tie-ins com séries mensais:
– Daredevil #508–512 (tie-in com série mensal do Demolidor, reunido em livro com o título Shadowland: Daredevil);
– Shadowland: Blood on the Streets (minissérie de 4 números);
– Shadowland: Power Man (minissérie de 4 números);
– Shadowland: Moon Knight (minissérie de 3 números);
– Shadowland: Daughters of the Shadow (minissérie de 3 números; o livro homónimo que os reúne, inclui os 4 one-shots);
– Shadowland: Spider-Man (one-shot);
– Shadowland: Elektra (one-shot);
– Shadowland: Bullseye (one-shot);
– Shadowland: Ghost Rider (one-shot);
– Thunderbolts #148–149 (tie-in com série mensal de Thunderbolts, reunido em livro com o título Shadowland: Thunderbolts).

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

“Começou a luta tremenda pela alma de um herói! Influenciado pelo clã ninja conhecido como Tentáculo, o Demolidor comprometeu os seus princípios para criar uma via mais sinistra, que poderá terminar em desastre para Hell’s Kitchen. Com o Homem-Aranha, o Motoqueiro Fantasma, o Justiceiro, Punho de Ferro, Luke Cage e outros a combaterem para salvarem a cidade, conseguirá o Homem Sem Medo arranjar forma de evitar a sua queda para as trevas, ou estará a sua alma condenada para sempre?”

Quando começou a escrever a série, em 2009 – assumindo o lugar de Ed Brubaker – o britânico Andy Diggle encontrou o Demolidor numa fase estranha. Durante anos, o clã ninja conhecido como Tentáculo tinha tornado a vida de Matt Murdock um inferno. Mas agora, contactam-no com uma oferta inesperada: tornar-se no novo mestre da sinistra organização. O Demolidor aceita, na esperança de levar o exército ninja a lutar por uma causa mais nobre. Quando começa este volume, Terra das Sombras, Matt Murdock não está bem. Embora respeitado pela comunidade de super-heróis, ao contrário de outros, o Demolidor não tem um conjunto de camaradas superpoderosos com quem confraternizar. É um eterno solitário, que vê a sua luta contra o crime como uma cruzada pessoal, e como uma penitência pessoal e algo peculiar. Para proteger as pessoas de quem mais gosta, Matt cortou laços com muitos dos seus amigos, sobretudo com o seu sócio de longa data, Foggy Nelson. Sem essas pessoas na sua vida, Matt começa a perder o norte e começa a ver o mundo cada vez mais a preto e branco.

Diggle declara: “Quando o Ed me passou a série, o Demolidor tinha acabado de assumir a liderança do Tentáculo, os seus anteriores arqui-inimigos. Já era um momento emocionante para eu começar a minha fase, mas pude aproveitar o momento e desenvolvê-lo. Dramaticamente”, continua o escritor nascido em Londres, “tenho de lidar com as repercussões da decisão do Matt. O que irá fazer agora e como aconteceu isto? O meu primeiro ano no Demolidor lida com a resposta a essa pergunta – porque foi o Matt escolhido pelo Tentáculo? À primeira vista, isso não faz muito sentido; o Matt Murdock não mata e o Tentáculo é um bando de assassinos. É uma espécie de conflito de interesses”.

“O Matt foi levado ao limite pelo enorme fardo do que teve de aguentar ao longo do último ano”, continua Diggle. “Mas certos elementos do Tentáculo têm planos próprios, que o Matt ainda desconhece. Ver o desenvolvimento destas intrigas irá levar-nos à Terra das Sombras, o ponto para onde todos os caminhos do enredo convergem – e explodem!”

Começou a batalha final pela alma do Demolidor e pelas ruas de Nova Iorque, e os maiores heróis da grande cidade terão de enfrentar ameaças diretas e outras sobrenaturais!

Volume 39: TERRA DAS SOMBRAS
Argumento de ANDY DIGGLE e arte de BILLY TAN
136 páginas.

nota: imagens cedidas pela editora.