Este mês chegou às livrarias mais um livro de banda desenhada Star Wars, editado pela Planeta. Paralelamente a algumas das séries editadas pela Marvel na nova continuidade daquele universo, a Planeta tem vindo a publicar algum do material editado originalmente antes de 2015, o qual foi rebatizado com o título Star Wars Legends (ou Lendas, em português).

Tal é o caso da Trilogia Império Negro, com argumento de Tom Veitch e de Mike Beidler (coargumentista de Fim do Império) e desenhos de Cam Kennedy (Império Negro e Império Negro II) e de Jim Baikie (Fim do Império). Pela primeira vez em Portugal, são reunidos num único volume os comic books Star Wars: Dark Empire #1-6 (1991-1992), Star Wars: Dark Empire II #1-6 (1994-1995) e Star Wars: Empire’s End #1-2 (1995).

O volume apresenta as dimensões a que nos habituou a Dark Horse com estas compilações, tendo esta sido publicada originalmente nos EUA em 1995.

Quanto à banda desenhada, tem lugar na antiga continuidade, 10 anos após a batalha de Yavin (retratada no primeiro filme da saga, Episódio IV: Uma Nova Esperança).

Relembra-se que a trilogia Império Negro tinha sido publicada em Portugal entre dezembro de 2013 e janeiro de 2014 pela Planeta DeAgostini na Coleção Star Wars, mais concretamente nos volumes 42 e 43.

Eis a sinopse da editora:

A lendária trilogia que deu início a uma nova era dos romances gráficos de Star Wars, surge agora completa num único volume. As histórias originais que ajudaram a lançar um novo capítulo na saga Star Wars – Império Negro, Império Negro II e O Fim do Império Negro – são reunidas pela primeira vez num único volume. Um livro em capa dura que os coleccionadores não vão querer perder. Dez anos depois da queda de Darth Vader e do Imperador em O Regresso do Jedi, uma Nova República foi formada, mas a galáxia ainda não está livre. E, desta vez, o poder obscuro por detrás do Império ressurgente tem os olhos postos num novo alvo: o filho recém-nascido de Han e Leia! Se este plano for bem-sucedido, a galáxia mergulhará numa nova era de trevas.

Lendas Star Wars: Trilogia Império Negro
Tom Veitch, Cam Kennedy et al.
Editora: Planeta
Págias: 352
Encadernação: capa dura
ISBN 978-989-657-833-1
PVP: 37,95€