Em março foram conhecidos os vencedores da 19.ª edição do Porto Cartoon World Festival, o qual teve como tema principal o turismo e como prémios especiais de caricatura António Guterres e Pablo Picasso.

O artista belga Luc Vernimmen foi o vencedor do Grande Prémio do 19.º PortoCartoon-World Festival, organizado pelo Museu Nacional da Imprensa e subordinado ao tema ONU 2017, O Turismo. A obra intitula-se Sustainable Tourism. O Segundo Prémio foi atribuído a Jitet Kustana, da Indonésia, com a obra Sunbathing in the Beach e o Terceiro Prémio pertence a Angel Boligan, do México.

A edição deste ano contemplou dois Prémios Especiais de Caricatura centrados em Pablo Picasso (1881-1973), em evocação da famosa Guernica (80 anos), e António Guterres (1949 -). Os vencedores foram, respetivamente, Dalcio Machado (Brasil) e António Santos – Santiagu (Portugal).

Trata-se da primeira vez que um artista português conquista o 1.º lugar dos Prémios Especiais de Caricatura do PortoCartoon, iniciados em 2013. Nesta mesma categoria, o 3.º lugar foi atribuído a uma caricatura de outro português, Vasco Gargalo. Santiagu obteve, ainda, uma Menção Honrosa sobre Picasso e Vasco Gargalo foi, também, contemplando com uma Menção Honrosa no Tema Principal, assim como o artista português Aurélio Mesquita.

A elevada qualidade dos trabalhos levou o júri internacional a atribuir mais de 20 Menções Honrosas a artistas de países tão diferentes como Brasil, Itália, Rússia, Turquia, Espanha, Bulgária, EUA, China, Polónia, Ucrânia, Sérvia, França, Índia, Irão, México e Egito.

Em apreciação estiveram mais de 1500 obras, de mais de 400 artistas, oriundos de 62 países distintos. Brasil, Irão, Roménia e Portugal assumem-se como os países com maior participação.

Com esta 19.ª edição, o PortoCartoon volta a reforçar o seu lugar no pódio dos certames internacionais de desenho de humor e mostra a pertinência da classificação do Porto com o ‘Capital do Cartoon’, atribuída em 2008.

O Júri internacional do 19.º PortoCartoon teve como Presidente Honorário Georges Wolinski – cartunista do Charlie Hebdo assassinado em 2015, em Paris, e que durante uma década tinha sido presidente do Júri. Integraram o Júri 2017: Bernard Bouton (presidente da FECO), Inês Moreira (Faculdade de Belas Artes do Porto), Luiz Humberto Marcos (diretor do Museu Nacional da Imprensa), Roberto Merino (encenador) e Xaquín Marín (fundador do Museo de Humor de Fene, Espanha).

Os vencedores do 19.º PortoCartoon receberão os troféus (desenhados por Siza Vieira) e os Prémios durante a cerimónia de abertura da exposição, que decorrerá nas instalações do Museu Nacional da Imprensa e noutros locais do Grande Porto, em junho.