Após alguns anos de interregno depois de ter editado em Portugal as duas bandas desenhadas que adaptaram os dois primeiros livros do spin-off da Guerra dos Tronos, Histórias de Dunk e Egg (O Cavaleiro de Westeros e A Espada Ajuramentada, editados nos EUA pela Marvel), a Saída de Emergência regressa à publicação de banda desenhada com dois novos títulos.

A 2 de junho é publicada a primeira novidade, Nimona, a graphic novel multipremiada de Noelle Stevenson. Inicialmente publicado como webcomic, as aventuras de Nimona cedo se tornaram um sucesso e permitiram à autora a publicação em livro, num misto de fantasia e ficção científica, com grandes pitadas de humor.

A história centra-se em Nimona, uma metamorfa que decide juntar forças ao vilão Ballister Coração Negro, e fazer frente a uma instituição secreta gerida por um cientista louco. Num estilo subversivo das tradicionais fantasias medievais, Nimona promete virar do avesso as convenções do género.

Nimona foi finalista do prémio Eisner e National Book Award em 2015 e, nesse mesmo ano, os direitos de adaptação para uma animação foram adquiridos pela 20th Century Fox.

A edição da Saída de Emergência será apresentada no festival de BD de Beja no fim-de-semana de 27 e 28 de maio. Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão, encontrando-se a prancha ainda por legendar em português:

No mês seguinte, a 7 de julho, chega às bancas o primeiro volume da série Monstress de Marjorie Liu e Sana Takeda.

Num belíssimo álbum que ilustra uma realidade alternativa da Ásia no início do séc. XX, a autora apresenta um mundo onde habitam bruxas, monstros, deuses esclavagistas, e outras criaturas da pior espécie. A protagonista, uma jovem mulher de nome Maika, é uma marginal e proscrita que desvenda a verdade sobre o seu passado misterioso e gradualmente descobre que tem uma ligação psíquica a uma criatura poderosa que está presa numa realidade paralela. Monstress lida com temas poderosos como vingança, guerra e a capacidade humana de enfrentar a desumanidade. Com uma beleza luxuriante que não deixa nenhum leitor indiferente, esta é uma das apostas fortes da Saída de Emergência na área da BD.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão, encontrando-se a prancha ainda por legendar em português e a capa definitiva por compor:

nota: imagens gentilmente cedidas pela editora.