Zéphyr – Uma antologia de YOI

Zéphyr – Uma antologia de YOI

zephyr yoiZéphyr é um zine das autoras Daniela Viçoso, Catarina João, Natália Morais, Jantar Romântico, Midreky e Puré. A maioria dos BD neste zine apresentam influência do manga, mais propriamente do subgénero boys’ love ou, simplesmente, BL (para saber mais sobre este subgénero recomendamos que se leia o artigo Não Deixarei uma Mulher Ter-te! de Ana Matilde Sousa, RIBDA), mas conta também com ilustrações GL (girl’s love).

Esta antologia BL e GL é baseada na série de animação Yuri!!! On Ice do estúdio Mappa, a qual tem como temática a patinagem artística no gelo e estreou no final de 2016, com enorme sucesso junto dos fãs de anime e da crítica em geral.

O zine é lançado no Iberanime LX 2017, estando disponível no Artists’ Alley na banda da autora Jantar Romântico. O livro irá estar também à venda na convenção inglesa MCM Comic Con de Londres, de 26 a 28 de Maio e, futuramente, também online.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Estivemos à conversa com Daniela Viçoso que nos falou um pouco sobre este projecto:

“Como a série Yuri!!! On Ice teve um impacto e um grande sucesso por parte do público feminino, também quis organizar uma antologia com autoras portuguesas – artistas essas que também frequentam os espaços dos eventos/convenções e costumam fazer comics e ilustrações. Penso que há muito talento a surgir nas “bancas de artista” portuguesas nas convenções e eventos. Cada vez mais, vejo pessoal a fazer zines/doujinshi/livrinhos de coisas que gostam e/ou os inspiram. E embora, às vezes, estes movimentos passem despercebidos ao olhar do público geral, isto só vai continuar a crescer.”

As autoras:

Daniela Viçoso – Pintora e ilustradora. Autora do primeiro livro de boy’s love português “O Infante” e adora homoerotismo e folclore. Pode descobrir mais sobre a autora aqui.

Catarina João Ilustradora de livros infantis e criadora/artista de histórias não tão infantis. Pode descobrir mais sobre a autora aqui.

Jantar Romântico – Artista e animadora, amante dos anos 80, meninas mágicas e hamburguers. Pode descobrir mais sobre a autora aqui.

Natália MoraisPode descobrir mais sobre a autora aqui.

Midreky – Pode descobrir mais sobre a autora aqui.

Puré – Pode descobrir mais sobre a autora aqui.

Zéphir – An Yuri!!! On Ice Anthology
Autoras: Daniela Viçoso, Catarina João, Natália Morais, Jantar Romântico, Midreky e Puré
Género: Mangá
Sub-género: Boy’s Love e Girl’s Love
Selo editorial: Suspiro Comics
A5, 52 páginas, preto e cores
Rated R15
PVP: 12€

nota: imagens gentilmente cedidas pelas autoras.

Deixa um comentário