Após a publicação da nova edição da obra Há Classes Sociais de Equipo Plantel, publicada originalmente em Barcelona em 1977, e ilustrada na nossa contemporaneidade por Joan Negrescolor, a Orfeu Negro torna a apostar neste ilustrador com a publicação da sua estreia enquanto autor completo, com o livro A Cidade dos Animais.

Integrada na coleção Orfeu Mini, uma série de livros ilustrados para miúdos e graúdos, tem como faixa etária alvo os 4 a 8 anos, podendo, no entanto, ser apreciada pelos mais velhos na sua totalidade, atendendo à temática.

Com tons quentes, o leitor acompanha a viagem de Nina até à cidade selvagem, o seu local secreto onde vivem animais, plantas e objetos perdidos. É neste local que Nina lê aos animais diferentes histórias. E é neste local que o leitor reconhece sinais de uma civilização destruída, reocupada pelo reino vegetal e animal, escondendo a passagem do homem pelo planeta.

Sublinhe-se que a edição original é da portuguesa Orfeu Negro.  O projeto nasceu no mestrado de ilustração infantil do EINA – Centro Universitário de Desenho e Arte de Barcelona, pertencente à Universidade Autónoma de Barcelona, dirigido por Gabriela Rubio, na disciplina de Mercè Canals. A obra foi sendo alterada até se transformar numa maqueta que percorreu os passos da Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, onde captou a edição da Orfeu Negro. Seguiu-se 1 ano a ilustrar e reilustrar a mesma até à obra final. O livro foi apresentado recentemente na Feira do Livro Infantil de Bolonha, tendo sido muito elogiado por editores de todo o mundo, pelo que se prevê várias traduções brevemente. Os direitos para língua francesa a nível mundial já foram inclusivamente concedidos.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

É um corrupio na cidade selvagem sempre que Nina vem contar histórias aos animais! Nina gosta de ir até à cidade selvagem. Este é o seu lugar secreto, outrora de outros habitantes e hoje ocupado pela natureza. Os animais preparam-se para a receber e o reencontro é sempre uma festa. Nina vem contar-lhes histórias! Os macacos preferem as aventuras espaciais, os flamingos são fãs das lendas mitológicas. Mas há uma história que todos preferem…

Joan Negrescolor (Barcelona) trabalha como ilustrador na imprensa e em livros para crianças. Faz também ilustrações para jogos. Colabora  ainda com vários grupos que querem tornar Barcelona um lugar mais habitável. Em 2016, o seu livro Há Classes Sociais (Orfeu Negro, 2016) recebeu o Prémio Junceda e o Prémio Bologna Ragazzi Não-Ficção. A Cidade dos Animais é a sua estreia como autor e ilustrador.

nota: imagens cedidas pela editora; agradece-se à editora a oferta do livro.