Madrid, de Manuel Marsol

Madrid, de Manuel Marsol

Tal como o ano passado, a acompanhar a obra dedicada a uma cidade portuguesa na coleção A Minha Cidade da Pato Lógico, é editada outra que se debruça sobre uma cidade estrangeira.

E, curiosamente, se às cidades portuguesas de Beja e Viseu foi concedida uma visão feminina, mantém-se o olhar masculino nas cidades estrangeiras. Após Edimburgo, da autoria de Marcus Oakley, segue-se este ano Madrid de Manuel Marsol. O autor apresenta um guia da sua cidade extremamente pessoal, impossível de ser replicado.

Eis as coordenadas:

MADRID
País: Espanha (Capital)
Comunidade autónoma: Madrid
Província e concelho: Madrid
Área: 600 km²
Habitantes: 3230000
Língua oficial: castelhano
Gentílico: madrileno
Coordenadas: 40º24’59” N 3º 42’ 9” O
GMT: +1.00

Madrid tornou-se a capital de Espanha no Renascimento, mas só no século XVIII passou de vila a grande cidade. Embora o seu símbolo seja o urso e o medronheiro, os madrilenos são conhecidos por gatos. Conta a lenda que, durante a reconquista de Madrid, no século XI, os antepassados espanhois escalaram as muralhas muçulmanas com habilidade felina. Sejam ursos ou gatos. Madrid está repleta de pessoas de todas as proveniências e, de acordo com os visitantes, não é difícil sentirmo-nos logo em casa. Mas, se devíamos conhecer a nossa casa como a palma da nossa mão, o autor,, por outro lado, sempre teve a sensação de que tinha ainda muito por descobrir. Não que não saiba ir de um lugar para o outro. O que acontece é que há divisões em que passa mais tempo e outras que apenas conhece de relance. Apresenta nesta obra as suas 12 divisões preferidas, ricas em pormenores e segredos. Se mudassem alguma coisa de sítio, apercebia-se logo.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Manuel Marsol, ilustrador madrileno, mostra-nos uma forma muito pessoal de conhecer a sua cidade. Passeia com Manuel pelo bairro Malasaña; bebe um copo na Taberna Cazorla; visita a livraria Panta Rhei e o Museu ABC dedicado exclusivamente a ilustração e desenho. Antes que o dia acabe, aproveita o pôr-do-sol no Templo de Debod. 1 mapa e 12 sítios de Madrid ilustrados e descritos por Manuel Marsol.

A colecção A minha cidade apresenta cidades do mundo para desdobrar e descobrir pelos olhos, mãos e pés de ilustradores que as habitam.

MANUEL MARSOL nasceu em Madrid em 1984, estudou Publicidade e Comunicação Audiovisual e trabalhou como criativo publicitário entre 2009 e 2012, sendo reconhecido em festivais como El Sol e Cannes Lions. Em 2012 decide redireccionar a sua carreira para dedicar-se ao que realmente gosta: desenhar. Muda-se para Barcelona para tirar uma Pós-graduação de Ilustração Infantil na EINA, regressando a Madrid em 2014. O seu trabalho tem sido seleccionado para a Exposição de Ilustradores da Feira de Bolonha. Recebeu o Prémio Internacional de álbum Ilustrado Edelvives, o Prémio do V Catálogo Iberoamericano da Ilustração e o Prémio de Melhor Ilustrador de Álbum Estrangeiro nos Prémios da Amadora BD. Ganhou em 2017 o Prémio Internacional de Ilustração da Feira do Livro de Bolonha.

Manuel Marsol escreveu e ilustrou Madrid, da colecção A Minha Cidade.

Revela o autor:
Nasci e vivo em Madrid, embora tenha crescido em Majadahonda, uma localidade nos arredores da cidade. Os meus pais eram professores de História de Arte, e a minha irmã e eu passávamos grande parte da nossa infância a visitar museus com eles. A minha irmã seguiu-lhes o exemplo e licenciou-se em Arte. Eu, apesar de também ser um apaixonado pela matéria, decidi seguir Publicidade e Comunicação Visual. Não sei bem porquê. Por isso, passei três anos a criar anúncios numa agência, enquanto me perguntava se não devia antes dedicar-me àquilo que realmente gostava e que fazia desde miúdo: desenhar. Agora, além de ser um pouco mais feliz, sou ilustrador a tempo inteiro e dedico a maior parte do meu tempo a criar livros ilustrados para crianças e adultos.

Madrid
Autora: Manuel Marsol
Editora: Pato Lógico
Coleção: A Minha Cidade
Apresentação: desdobrável
Dimensões: 16 cm × 30 cm (fechado), 96 cm × 60 cm (aberto)
ISBN: 978-989-99658-4-3
Preço: 13,50 €

nota: imagens cedidas pela editora; agradece-se à editora a oferta da publicação.

Deixa um comentário