A cidade de Viseu de Ana Seixas é a nova cidade portuguesa a constar da coleção A Minha Cidade da Pato Lógico, sucedendo-se, deste modo, à Beja de Susa Monteiro.

Relembra-se que, segundo a editora, esta coleção apresenta cidades do mundo para desdobrar e descobrir pelos olhos, mãos e pés de ilustradores que as habitam. Com esta colecção o Pato Lógico abre as asas e voa pelo mundo à procura de recantos escondidos no dia-a-dia de artistas internacionais. É aos ilustradores convidados que compete então a elaboração de cada obra, tendo como obrigatoriedade a composição de um mapa e a ilustração de 12 locais elegidos que têm de descrever. O design da coleção é da responsabilidade de André Letria e a editora.

Desta feita, coube a Ana Seixas dedicar-se a Viseu, a cidade onde nasceu. Eis as coordenadas:

VISEU
País: Portugal
Região: Beira Alta
Distrito e concelho: Viseu
Área: 10 km²
Habitantes: 27000
Língua oficial: português
Gentílico: viseense
Coordenadas: 40º39’23.7” N 7º 54’ 44.8 O
GMT: +0.00

Viseu é a Cidade Jardim onde habitam cerca de 27000 habitantes rodeados de parques e rotundas adornadas de canteiros. A subida ao adro da Sé, a ronda pelas sete torres e a passagem pelas diferentes portas da cidade são algumas das razões que a tornam perfeita para passear. Também é conhecida por ser a cidade de Viriato. Reza a lenda que liderou os Lusitanos e desembainhou a sua espada para defender a cidade das legiões romanas. Hoje um viriato é também uma iguaria que se pode encontrar em todas as pastelarias da cidade. Durante o mês de julho, a capital da Beira Alta agita-se e recebe os Jardins Efémeros, um festival cultural de música, dança, teatro e artes visuais.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Ana Seixas, ilustradora portuguesa nascida em Viseu, mostra-nos uma forma muito pessoal de conhecer a sua cidade. Na cidade de Viseu é possível apreciar arte no Museu Grão Vasco, música no Conservatório e espectáculos no Teatro Viriato. Para estar em contacto com a Natureza basta passear num dos vários espaços verdes que a cidade oferece, como o Parque do Fontelo, o Jardim das Mães e o Parque Aquilino Ribeiro. 1 mapa e 12 sítios de Viseu ilustrados e descritos por Ana Seixas.

A colecção A minha cidade apresenta cidades do mundo para desdobrar e descobrir pelos olhos, mãos e pés de ilustradores que as habitam.

ANA SEIXAS nasceu em 1984 e licenciou-se em Design, pela Universidade de Aveiro em 2008. Mudou-se para Barcelona, onde estudou design editorial na BAU, Escola Superior de Disseny, e tirou um curso especializado em ilustração para livros infanto-juvenis na EINA, Escola d’Art i Disseny. Trabalhou como designer gráfica para várias empresas, galerias de arte e revistas mas dedica-se agora à ilustração e serigrafia. Publicou o seu primeiro livro em 2014, em Espanha, pela editora Apila Ediciones.

Ana Seixas escreveu e ilustrou o livro-mapa Viseu, da colecção A minha cidade.

Revela a autora:
Estudei Design em Aveiro, conheci-me melhor durante o tempo que vivi em Barcelona e voltei a sentir-me em casa no Porto. Desenho para editoras, para a imprensa, para agências de publicidade e para mim também. Coordeno uma pequena oficina de serigrafia onde dou formação e faço pequenas séries de impressões. Fascinam-me as cores, a natureza, as coincidências e os números. Aborreço-me facilmente, por isso viajo sempre que posso. Mas volto sempre a Viseu, a pequena cidade da Beira Alta onde nasci e onde gosto de passear e visitar a família e os amigos.

Viseu
Autora: Ana Seixas
Editora: Pato Lógico
Coleção: A Minha Cidade
Apresentação: desdobrável
Dimensões: 16 cm × 30 cm (fechado), 96 cm × 60 cm (aberto)
ISBN: 978-989-99658-5-0
Preço: 13,50 €

nota: imagens cedidas pela editora; agradece-se à editora a oferta da publicação.