2017 tem sido um mau ano para os leitores nacionais das 6 revistas brasileiras Marvel (Nova Marvel e Totalmente Nova Marvel), editadas pela Panini Brasil, que são exportadas para Portugal. Após a Panini ter confirmado ao Bandas Desenhadas em fevereiro que, devido a não existir quantidade suficiente em stock dos números 21 e 22 da revista Avante, Vingadores, os mesmos não seriam distribuídos em Portugal em fevereiro e março, o 23.º número também não foi distribuído em abril.

Além da revista supramencionada, abril trouxe mais más notícias no que toca a outra série quando também foi confirmado que não seria distribuída a revista Wolverine #18.

Se os leitores esperavam que a situação se regularizasse em maio, tal não podia estar mais longe da verdade, pois nenhuma das 6 séries será distribuída.

Com o final da 2.ª série de O Espetacular Homem-Aranha no mês passado, este mês inicia-se a distribuição da 3.ª série, a qual pertence já à fase pós-Guerras Secretas, sendo esta fase conhecida nos EUA como o evento All-New, All Different Marvel. Apesar dos leitores portugueses não terem tido acesso à leitura da saga Guerras Secretas, era esperado, como habitual, que a 3.ª série d’ O Espetacular Homem-Aranha chegasse às bancas nacionais, mas daqui a alguns meses, pois, no Brasil, entre o último número da 2.ª série e o primeiro da 3.ª série decorreram 4 meses.

Mais estranha será a ausência dos últimos números da 3.ª série de Wolverine – que terminou no Brasil no #21 – e iniciar-se a distribuição da série que a substituiu, O Velho Logan, cujos primeiros 4 números se desenrolam em plena saga Guerras Secretas. Segundo a Panini, os 4 últimos número da 3.ª série de Wolverine (#18-21) não serão distribuídos em Portugal.

Também nenhuma das restantes séries em curso – Avante Vingadores!, Universo Marvel, Vingadores e X-Men – terá o seu final distribuído em Portugal, segundo informou a Panini ao Bandas Desenhadas. Deste modo, os leitores e colecionadores ficaram sem acesso aos #21-27 da 2.ª série de Avante, Vingadores! (7 números), #34-35 da 3.ª série de Universo Marvel (2 números), #35 da 1.ª série de Os Vingadores (1 número) e #34 da 2.ª série de X-Men (1 número).

Totalizam então em 15 as revistas que não serão distribuídas em Portugal. Deste modo, as únicas 2 revistas Marvel que chegarão em maio aos pontos de venda de periódicos nacionais são as supramencionadas. Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

O Espetacular Homem-Aranha (3.ª sériel) 1
(Amazing Spider-Man 1 I, VI e VII; Spider-Man 1)
As Indústrias Parker trazem ao mercado uma tecnologia inovadora que se torna uma “febre mundial”, e membros do Zodíaco invadem a rede que controla cada conta de usuário ao redor do mundo! Para proteger quem faz uso dela, o Homem-Aranha vai para Xangai, com um novo jingle, um novo Aranhamóvel e uma nova parceira… a Harpia!  E ainda: com o fim do Universo Ultimate, Miles Morales agora pertence à Terra 616! Descubra o que aconteceu com Nova York após as Guerras Secretas e veja o que o futuro reserva para Miles!
76 páginas, papel LWC
Data de publicação no Brasil: novembro de 2016
PVP: 2,70€


O Velho Logan 1
(Old Man Logan 1, Secret Wars: Battleworld 3 I)
Conheça os Desertos, um domínio em que todos os super-heróis foram assassinados por seus arqui-inimigos e que agora é governado por uma vontade vilanesca! Em meio ao caos surge um guerreiro que fará a diferença… Um combatente obstinado que já foi um dos maiores mutantes de todos os tempos! Um homem conhecido como Logan
52 páginas, papel LWC
Data de publicação no Brasil: agosto de 2016
PVP: 2,50€

nota: imagens cedidas pela editora.