Este mês prosseguem as más notícias da Panini em várias frentes, as quais não têm cessado desde fevereiro. Como tínhamos referido, com raras exceções de uma ou outra série (p.e., a série Turma da Mônica Extra)  e especial (p.e.,  Clássicos do Cinema Especial #1: Hotel Transilmônica), que não foram exportadas para Portugal, a quase totalidade das revistas da Mauricio de Sousa Editora editadas pela Panini têm vindo a ser ininterruptamente distribuídas nas bancas portuguesas.

A única série na qual se verificaram problemas até há 3 meses tinha sido a elogiada Graphic MSP, uma vez que, dos primeiros 10 números, apenas foram distribuídos 5 (Graphic MSP #1, 2, 4, 9 e 10) e sempre com bastante atraso.

Para os leitores e colecionadores das revistas da Turma da Mônica e companhia, a situação entretanto agravou-se. Em fevereiro, não foi distribuído o Almanaque do Cascão #58 e em março não se distribuíram as revistas Cebolinha #16 e Mônica #16 (foram distribuídos, ao invés, os números 17), tendo a Panini confirmado ao Bandas Desenhadas que o Almanaque do Cascão #58, Cebolinha #16 e Mônica #16 não serão distribuídos em Portugal.

Em abril, houve novamente revistas em falta. As revistas Cebolinha #18 e Mônica #18 não foram distribuídas. Ao invés, distribuíram-se os números 19 dessas revistas. Deste modo, totalizam-se em 2 os números não distribuídos de cada uma dessas séries. Quanto ao Almanaque do Cascão, cujo #58 não tinha sido distribuído em fevereiro, contabiliza o total de 1 número em falta dessa série até ao momento.

Em maio, há novas falhas. Desta vez, as séries com faltas são as iniciadas no mês passado,  Mónica y sus amigos e Monica and Friends. Deste modo, os #2 dessas revistas não serão distribuídos em Portugal. Ao invés, este mês serão distribuídos os #3.

Segundo a Panini, a razão prende-se novamente com a inexistência de stock devido à não devolução das revistas que foram distribuídas nas bancas brasileiras, o que mais uma vez confirma não ter existido o cuidado de acautelar a não distribuição no Brasil da quantidade de revistas a exportar para Portugal.

Em 4 meses, após anos de um serviço quase sem falhas, já se totaliza em 7 o número de revistas das séries regulares da Mauricio de Sousa Editora que não são exportadas para Portugal. São más notícias para os leitores e colecionadores portugueses, os quais deixaram de ter garantias de que todos os números de uma determinada série da Mauricio de Sousa Editora serão distribuídos em Portugal.

Entretanto, em maio é distribuído o #100 da série Turma da Mônica Jovem. Trata-se do último número desta série pois, tal como aconteceu com as revistas regulares, ao atingir o número 100, a revista adotou no número seguinte o #1 da 2.ª série.

Clique nas imagens para visualizar em toda a extensão as capas das revistas com distribuição em maio:

Sob a forma de listagem:
– Almanaque da Magali 59
– Almanaque do Chico Bento 59
– Cascão (2.ª série) 18
– Cebolinha (2.ª série) 20
– Chico Bento (2.ª série) 18
– Chico Bento Moço 37
– Magali (2.ª série) 18
– Mônica (2.ª série) 20
– Monica and Friends 3
– Monica y sus Amigos 3
– Saiba Mais! com a Turma da Mônica 109: Democracia
– Turma da Mônica (2.ª série) 18
– Turma da Mônica Jovem 100

nota: imagens cedidas pela editora.