Por vezes, são-nos apresentados projectos totalmente surpreendentes, quer pela forma como surgem, quer pelo seu conteúdo fora de tudo aquilo a que estamos habituados. Cockman é um desses casos, com uma história de super-heróis que de politicamente correcto nada têm, com muito non-sense e com uma ilustração bem tradicional, com desenho e ilustração manual, entenda-se a lápis de cor.

O seu autor João A. Ribeiro, ou John River como gosta de assinar os seus trabalhos, apresenta-nos assim o seu projecto:

Cockman é o primeiro episódio de uma saga maior, cuja a primeira parte é um arco de história de 6 episódios, onde é introduzido o elenco principal. A saga chama-se As aventuras de Alves Ramos e do príncipe Qem-Éq super-herói do Quebec.

O projecto foi iniciado há uns anos quando em conjunto com um amigo meu. Inventamos estas 2 personagens como sendo uma piada, mas rapidamente me inspiraram para as criar. Cockman foi uma personagem que criei depois e que será a única personagem que é também narradora.

Os eventos são passados cerca de mil anos no futuro, em que a evolução não foi assim tão grande como se esperava. A história do que se passou nos tempos de hoje para vir a gerar a realidade retratada nas bandas desenhadas, bem como a mudança da era, será mais tarde contada.

Clique na imagem para a visualizar em toda a sua extensão:

João A. Ribeiro, sempre foi fã de banda desenhada desde que se lembra. Quando era novo, sempre quis saber escrever e desenhar para poder fazer as histórias ao seu gosto. É fã incondicional de super-heróis, os quais julga terem representado um papel bastante importante no que toca à sua aprendizagem sobre o certo, o errado e, mais importante ainda, as diferenças de perspectivas entre as pessoas, o que os leva muitas vezes a estarem em lados opostos de conflitos. Concluiu o curso de design gráfico no IADE em 2005. Trabalhou como profissional nos primeiros anos, mas o seu talento e a sua vontade espontânea acabaram por o levar à ilustração manual (lápis de cor) e às bandas desenhadas. Durante mais de uma década desde o final do seu curso, trabalhou e viveu algumas experiências diferentes, com muitas histórias cómicas, bem como muitas histórias tristes. Acredita que o humor é realmente o sexto sentido e é um modo de não morremos afogados na negatividade, como um género de natação emocional, intelectual e intuitiva.

Eis a sinopse da editora:

Alves é um Alce com factor-cura, Qem-Éq é o seu irmão adoptivo e consegue falar com os animais. Ambos são os príncipes de Cannadis – um reino utópico de super-heróis, situado no interior do Canadá. Os 2 heróis estão de passagem por GoddamnCity, visitando o seu amigo Cockman, um super-herói canadiense. É o ano 2999 da nova era e o mundo está ligeiramente diferente.

Cockman – Episódio 1
Autor: John River
Editora: Chiado Editora
40 páginas a cor
ISBN: 978-989-51-9937-2
PVP: 7€

nota: imagens gentilmente cedidas pelo autor, a quem se agradece a oferta de um exemplar.