Davide Catenacci estará presente em Portugal para realizar workshop com argumentistas e desenhadores de BD portugueses

Os Prémios BD Disney promovidos pelo site Bandas Desenhadas dão lugar a um conjunto de atividades consequentes aos mesmos em maio, em colaboração com o XIII Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja.

Já tínhamos noticiado a exposição dedicada a Paolo Mottura, vencedor, em dezembro de 2016, de 3 Prémios do Júri para Melhor Desenho Contemporâneo e Melhor Homenagem Contemporânea à Literatura, ambos por Moby Dick, e Melhor Homenagem Contemporânea ao Cinema, por Mickey e o Regresso à Dolce Vita, para além de 2 outras BD nomeadas. A exposição de originais estará patente no Galeria do Largo de São João, entre 26 de maio e 11 de junho.

A complementar a exposição, Paolo Mottura e Davide Catenacci, terão também a oportunidade de, durante o Festival, falar sobre a banda desenhada Disney produzida em Itália. A sessão está agendada para as 14h30 de dia 28 de maio (domingo) no Pax Julia – Teatro Municipal.

Paralelamente, no dia 27 de maio (sábado), às 15h00, Davide Catenacci realizará um workshop e porfolio review com argumentistas e desenhadores de BD portugueses, onde abordará a especificidade da linguagem visual e escrita da banda desenhada Disney.

Davide Catenacci (n. 1964) é o chefe de redacção da área de banda desenhada da revista italiana Topolino, a principal revista italiana de BD Disney, a qual publica semanalmente cerca de 120 páginas de BD inédita.

Nasceu em Urbino, comuna italiana da região de Marcas. Aos 19 anos, mudou-se para Bolonha, onde se licenciou em Arte. Paralelamente, iniciou as suas actividades na BD, primeiro enquanto desenhador e posteriormente como argumentista.

Foi seleccionado para frequentar um curso de argumentista na Accademia Disney e, quando terminou, foi convidado para trabalhar na redacção das revistas Disney. Desde 1996, vive em Milão.

Escreveu mais de 100 artigos para as revistas Disney italianas, sendo ainda o argumentista de mais de 45 bandas desenhadas, além de mais de 40 BD de 1 página. O seu trabalho foi originalmente publicado em revistas como a Topolino, Paperino, PKNA: Paperinik New Adventures, PK2, PK Il Mito, Mickey Mouse Mystery Magazine, Super Disney, Disney MEGAzine, Disney Cuties e La Sirenetta, sendo reproduzido um pouco por todo o mundo.

Algumas das bandas desenhadas escritas por si, recentemente publicadas em Portugal, são True Stories, uma subsérie de MMMM: Mickey Mouse Mistery Magazine (desenhada por Silvia Ziche), Donald e a Fita Trégua (desenhada por Francesco Guerrini), Mickey e as Férias Obrigadas (desenhada por Luigi Piras), Prof. Pardal e o Descongelamento Colossal (desenhada por Gianluca Panniello) e Donald Menino e o Valor do Zero (desenhada por Stefano Turconi).

Catenacci também trabalhou para outras revistas de BD, jornais, programas de rádio e televisão, tendo ainda publicado livros infantis e trabalhado em séries editoriais. Destas obras, destaca o livro Il magnifico libro del signor Tutto (1995), escrito por si e ilustrado por Stefano Ricci, e os guiões escritos para o programa radiofónico 610 da Radio2, conduzido por Lillo e Greg.

Inscrições no workshop e portfolio review com Davide Catenacci: bedeteca@cm-beja.pt