A mais recente novidade da Coleção de Cantos Redondos da Planeta Tangerina intitula-se “A Bola Amarela”, da autoria de Daniel Fehr e Bernardo P. Carvalho. Nesta narrativa gráfica somos levados até um campo de ténis onde Luís e Luísa, as personagens da história, perdem a sua bola de jogo. E é a partir deste ponto que a “magia” acontece, com as duas personagens a percorrerem os mais variados tipos de cenários, brilhantemente ilustrados por Bernardo P. Carvalho, e em que folheamos as várias páginas do livro para a frente e para trás como se de um jogo se tratasse.

Confesso que este livro trouxe uma certa nostalgia; fez-me lembrar certos livros que lia na minha adolescência e que nos faziam saltar para a frente e para trás em busca do seu final, mas a verdade é que podemos ler e desfrutar deste livro da maneira que quisermos pois, saltando páginas ou não, em todas elas desfrutamos o tempo a observar os pormenores e, como se tal não fosse suficiente, no final ainda nos levam a folhear o livro novamente, e mais não digo…

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Em busca de uma bola desaparecida, Luís e Luísa mergulham nos bastidores do livro que lhes serve de campo de ténis.
A aventura vai levá-los através de todo o tipo de cenários e obrigá-los a correr as páginas para trás e para a frente, seguindo todas as pistas. 
E os leitores?
Os leitores, que remédio!, terão de fazer o seu trabalho para que a história (que é como quem diz, o jogo) chegue ao fim. Que não lhes falte o fôlego!

Daniel Fehr (n. 1980) estudou Alemão e Media na Universidade de Princeton (EUA). A sua formação anterior inclui a Faculdade de Artes da Universidade de Zurique e a Escola de Artes Visuais de Nova Iorque. Hoje em dia, Daniel Fehr vive e trabalha em Winterthur na Suiça. Escreve álbuns ilustrados e cria jogos de tabuleiro para crianças e famílias.

Bernardo P. Carvalho nasceu em Lisboa em 1973, frequentou a Faculdade de Belas Artes da mesma cidade.
É um dos co-fundadores do Planeta Tangerina. Em 2008, com o livro “Pê de Pai”, ganhou uma Menção Honrosa no Prémio Best Book Design from All Over the World promovido pela Book Art Foundation. Em 2009, foi um dos vencedores do 2nd CJ Picture Book Awards (Coreia), com o livro “As Duas Estradas”. No mesmo ano ganhou o Prémio Nacional de Ilustração com o livro “Depressa, Devagar”. Já em 2011, o álbum “O Mundo num Segundo” foi distinguido como um dos melhores do ano pelo Banco del Libro da Venezuela.

A Bola Amarela
Daniel Fehr e Bernardo P. Carvalho
Editora: Planeta Tangerina
Páginas: 40 páginas a cor
Formato: 220 x 260 mm
ISBN 978-989-8145-78-9
PVP:  €13,50

nota: agradecimento especial à editora pela oferta de um exemplar.