NÉMESIS! DRAGÕES! CIÊNCIA! VENHA CONHECER NIMONA!

Após a pré-apresentação no XIII Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja, a anunciada banda desenhada Nimona, da autoria de Noelle Stevenson, foi distribuída nas livrarias no dia 2 de junho.

Nimona começou por ser um webcomic, tendo sido nomeado para a respetiva categoria dos Eisner Awards em 2015, ano em que foi nomeado, na categoria de Literatura Juvenil, para o National Book Awards, a propósito da edição em livro pela HarperCollins, na sua chancela dedicada a adolescentes e jovens adultos HarperTeen, bem como para o Nebula Award na categoria de Ficção Científica e Fantasia para Jovens Adultos. Viria a vencer o Eisner no ano seguinte na categoria de Melhor Álbum Gráfico Reimpresso.

No entanto, o webcomic iniciou-se em 2012 e cedo ganhou notariedade. Não só integrou a lista de top 10 de 2012 do site i09 no que toca aos Melhores Novos e Curtos Webcomics de 2012, como foi galardoado com o Cartoonist Studio Prize para Melhor Webcomic de 2012 pela Slate Magazine e o Center for Cartoon Studies. No ano seguinte seria nomeado para um Harvey. Em 2014, seria considerado o melhor webcomic de 2014 pela Paste Magazine.

Sem dúvida que toda esta atenção para com a obra se relaciona em parte com o fenómeno de culto que se gera quando uma BD é apresentada fora dos circuitos mais mainstream e vai ganhando cada vez mais leitores – e seguidores, quando se trata de um webcomic. Para tal contribuiu também a periodicidade que a autora lhe dedicou, com novas pranchas 2 vezes por semana, enquanto se prolongavam entre os leitores as discussões virtuais sobre o que estava ou iria acontecer, à medida que a narrativa, bem como o universo em que se situa, se iam tornando mais complexos.

E o que despertou o interesse dos leitores? Nimona mistura fantasia com ficção científica, frequentemente regados com humor, começando com um enredo relativamente simples, apesar da omnipresença do mistério que envolve os protagonistas e demais personagens e do bizarro mundo inventado pela autora. O aparente maniqueísmo narrado do ponto de vista do vilão e a sua nova braço-direito, Nimona, uma adolescente transmorfa, vai-se diluindo ao longo da leitura, à medida que mais se vai sabendo sobre os personagens e onde temas como o controlo dos media pelo poder, a revolução social ou a homossexualidade vão surgindo aqui e ali, numa história alicerçada na amizade, o amor e a traição.

Quanto ao desenho, trata-se da maior obra desenhada pela autora, que tem vindo a dedicar-se principalmente à escrita de BD para editoras como a Marvel (Runaways, Thor), DC (Mulher-Maravilha) e Boom! (Lumberjanes). Para a Boom!, onde tinha estagiado em 2012, produziu algumas BD curtas escritas e desenhadas por si (Adventure Time: Hora de Aventuras, Sleepy Hollow). Em Nimona, se a planificação das vinhetas nas páginas é frequentemente clássica e a colorização é digital, os desenhos afastam-se da maioria da BD mainstream atualmente produzida nos EUA, especialmente bem adaptada quando o registo é cómico, mas sem perder a força nos momentos de tensão.

Clique na imagem para a visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:
Obra vencedora do Prémio Eisner. Quando o vilão Lorde Ballister Coração Negro conhece uma rapariga misteriosa de nome Nimona, ambos são impelidos a uma parceria criminosa com o objetivo de lançar o caos no reino. Assumem como missão provar perante todos que Sir Ambrosius Virilha Dourada e os seus comparsas no Instituto Para a Aplicação da Lei & Heroísmo não são tão heroicos e nobres como todos julgam. Vão ocorrer imensas EXPLOSÕES. E CIÊNCIA E TUBARÕES também não vão faltar. Mas quando simples atos traquinas se transformam numa batalha sem quartel, Lorde Coração Negro descobre que os poderes de Nimona são tão misteriosos quanto o seu passado. E o seu lado selvagem poderá ser muito mais perigoso do que ele próprio está disposto a admitir… NÉMESIS! DRAGÕES! CIÊNCIA! VENHA CONHECER NIMONA!

Nimona
Noelle Stevenson
Editora: Saída de Emergência
Coleção: Bang!
Páginas: 272
Apresentação: capa mole
Dimensões: 160 x 230 mm
ISBN: 9789897730559
PVP: 18,80€

nota: imagens cedidas pela editora; agradece-se à editora a oferta do livro.