A avó Maria nasceu na serra, Maria morena, Maria bonita, Maria do trigo, Maria Trigueira.

“Maria Trigueira” de Ivone Gonçalves é a mais recente novidade da editora Kalandraka. Um álbum intimista, cujo traçado singelo das ilustrações a uma só cor cria uma atmosfera propícia à narrativa e ao sonho da protagonista a quem empresta o nome. Um livro muito simples mas que cumpre o seu propósito, fazer-nos sonhar. No meu caso foi mais fazer-me relembrar, os tempos de infância passados no campo na companhia dos meus avós, dos dias de verão intermináveis em que vivia mil e uma aventuras, uma vida simples tal como este livro, mas que me deixou memórias para toda a vida.
Deixo um desafio a quem quiser passar uma tarde bem animada em família, peguem neste livro e ponham os avós a contarem a história aos netos, e vos garanto entre sonhos e recordações voltamos todos aos dias de verão intermináveis em que a vida era simples, mas ao fim ao cabo não são as coisas simples as melhores da nossa vida?

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:
Maria Trigueira nasceu na serra, cresceu junto às searas de trigo e a cuidar dos animais… Mas, por entre os montes, sempre via ao longe os barcos a navegar.
E o desejo de ver o mar crescia nela.
Até que um dia decidiu partir e viajar…

Ivone Gonçalves mudou-se para Lisboa para estudar arquitetura em 2002. Em 2007 ingressou na Universidade IUAV ao abrigo do programa Erasmus e terminou o mestrado em arquitectura na Universidade Lusíada de Lisboa.
Estabeleceu-se definitivamente em Lisboa em 2010, onde fundou o atelier ForStudio Arquitectos. Foi vencedora do Prémio Matilde Rosa Araújo, em 2015, na categoria de Ilustração.

Maria Trigueira
Ivone Gonçalves
Editora: Kalandraka
Dimensões: 17 x 24,5 cm
Páginas: 32 a preto
ISBN: 978-989-749-081-1
PVP: 12€

nota: agradecimento especial à editora pela oferta de um exemplar.