Em junho, a Orfeu Negro propõe aos leitores uma narrativa gráfica originalmente publicada na Índia pela Tara Books e ao estilo de Bollywood. Capitão Coco & O Caso das Bananas Desaparecidas é uma banda desenhada cuja composição de pranchas não foi desenhada a lápis mas cujas ilustrações têm como componente principal o recorte e a colagem.

Dado o público-alvo da obra ser as crianças dos 8 aos 12 anos, o argumento de Anushka Ravishankar é relativamente simples e linear, apresentando, no entanto, 3 devaneios à Bollywood, com canções a interromperem a narrativa, cujos espetáculos serão mais ou menos exuberantes consoante a imaginação dos leitores.

Para os mais velhos, o valor da obra passará sobretudo pela análise do trabalho de Pryia Sundra, que recorre à técnica de colagem para os mais diversos efeitos, seja o de texturas, composição de novos elementos ou registo fotográfico de outros, apresentando ao longo da obra as diferentes soluções encontradas para a composição das diferentes vinhetas. Com balões raramente presentes, o conteúdo dos mesmos é transformado frequentemente em legendas e cartuchos que, por vezes, se fundem graficamente com as elipses ou assumem novos papeis (p.e., a estrutura de megafone para os gritos). Deste modo, o texto raramente invade as ilustrações, permitindo-nos observá-las em todo o seu esplendor. Propomos que os leitores realizem pelo menos uma releitura, com o fim de ser aperceberem da riqueza das composições, de modo a atentarem nos seus detalhes.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:
O Capitão Coco é um detective genial. Sábio como uma coruja, teimoso que nem um burro e um tipo super especial. Quando várias bananas desaparecem de casa da Sr.ª Y, o imbatível Capitão Coco entra em acção. Quem comeu tantas bananas e onde estão as cascas? Só o nosso brilhante detective de turbante conseguirá deslindar este grande mistério! Uma hilariante história de suspense com um final (ironicame­nte) inesperado­.

Anushka Ravishankar é uma das mais aclamadas escritoras indianas de livros para crianças. Quando a sua filha nasceu, passou a escrever-lhe histórias que deram em livros e, mais tarde, fundou a sua própria editora na ìndia, a Duckbill.

Priya Sundram é ilustradora e mora em Londres, onde estudou no Royal College of Art. Anda sempre muito atarefada porque trabalha em publicidade, animação e ilustração para jornais.

Capitão Coco & O Caso das Bananas Desaparecidas
Anushka Ravishankar & Priya Sundram
Editora: Orfeu Negro
Coleção: Orfeu Mini
Páginas: 96
Encadernação: capa mole
Formato: 16,5 x 23,5 cm
ISBN: 9789898868046
PVP: 12,90€

nota: imagens cedidas pela editora.