Dependente ou independente da realidade física em que nos encontramos, evocamos através do pensamento realidades particulares diferentes daquelas em que estamos num determinado momento.

Laurent Moreau propõe-nos uma viagem à mente dos diferentes transeuntes e habitantes de uma movimentada rua, permitindo-nos por breve instantes apercebermo-nos em que pensam as diferentes pessoas (e até um gato).

Cada ilustração é antecedida por uma breve frase que nomeia o personagem e dá umas pistas sobre aquilo em que está a pensar cada um. Ao virar a pequena página colada em cada uma das folhas, somos capazes de ler de forma imagética os pensamentos do Max, da Helena ou do Luciano.

Apesar das pistas, dificilmente ficamos a conhecer a génese das abstrações ilustradas. As aventuras que Max vive são devidas ao gorro felino que lhe vestiram ou foi o Max que o escolheu porque estava a imaginar tais aventuras? A Helena tem uma camisola com cerejas vestidas porque lhe apetecia um bolo com cerejas ou este desejo ocorreu depois de ter vestido a camisola? E outras há em que descobrir a génese se torna impossível. Porque é que a Ana está triste? Porque é que a Maria está com inveja?

A verdade é que mais do que uma narrativa, esta invasão da intimidade das personagens é momentânea, fotográfica. Por vezes somos deparados com situações concretas – p.e., uma recordação da infância de um dia na praia -, outras vezes com abstrações mais metafóricas – p.e., o veneno da Maria.

A partir desta proposta, é possível aos pais e educadores criarem a sua própria viagem para explorar a obra em conjunto com as crianças, prevendo-se conversas extremamente ricas.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:
Em que pensas tu quando passeias pelo campo?
Em que pensa a vizinha quando o sol se põe à tardinha?
Em que pensa a Ana quando se sente triste?
Em que pensas tu?
Toda a gente pensa na sua vida quando caminha pelas ruas.
Algumas pessoas pensam em coisas simples, outras em coisas mais complicadas, toda a gente enche e esvazia a cabeça de sons, palavras e imagens.
“Em que pensas tu?” revela, através da poesia das imagens, a genialidade de Laurent Moreau que vai por os leitores a pensar.

Laurent Moreau é um dos ilustradores contemporâneos mais conhecidos do mundo. A sua identidade e talento revelam-se na qualidade dos projectos editoriais que estão espalhados por mais de uma dezena de países. Em França editou livros na Actes Sud Junior, Hélium, Rouergue, Gallimard e Milan. Em Portugal apresenta-se agora com o livro “Em que pensas tu?” pel’O Bichinho de Conto. Laurent Moreau formou-se na École des Arts Décoratifs, é membro do Central Vapeur, um colectivo de criadores cujo festival de ilustração tem o mesmo nome. Este festival é realizado anualmente em Estrasburgo e acolhe artistas de desenhos animados, editores independentes e outros criadores gráficos.

Em que Pensas Tu?
Laurent Moreau
Editora: O Bichinho de Conto / Saída de Emergência
Páginas: 44
Encadernação: capa dura
Formato: 19,5 x 24 cm
ISBN: 9789897730436
PVP: 15,19€