Em que Pensas Tu?

Em que Pensas Tu?

Dependente ou independente da realidade física em que nos encontramos, evocamos através do pensamento realidades particulares diferentes daquelas em que estamos num determinado momento.

Laurent Moreau propõe-nos uma viagem à mente dos diferentes transeuntes e habitantes de uma movimentada rua, permitindo-nos por breve instantes apercebermo-nos em que pensam as diferentes pessoas (e até um gato).

Cada ilustração é antecedida por uma breve frase que nomeia o personagem e dá umas pistas sobre aquilo em que está a pensar cada um. Ao virar a pequena página colada em cada uma das folhas, somos capazes de ler de forma imagética os pensamentos do Max, da Helena ou do Luciano.

Apesar das pistas, dificilmente ficamos a conhecer a génese das abstrações ilustradas. As aventuras que Max vive são devidas ao gorro felino que lhe vestiram ou foi o Max que o escolheu porque estava a imaginar tais aventuras? A Helena tem uma camisola com cerejas vestidas porque lhe apetecia um bolo com cerejas ou este desejo ocorreu depois de ter vestido a camisola? E outras há em que descobrir a génese se torna impossível. Porque é que a Ana está triste? Porque é que a Maria está com inveja?

A verdade é que mais do que uma narrativa, esta invasão da intimidade das personagens é momentânea, fotográfica. Por vezes somos deparados com situações concretas – p.e., uma recordação da infância de um dia na praia -, outras vezes com abstrações mais metafóricas – p.e., o veneno da Maria.

A partir desta proposta, é possível aos pais e educadores criarem a sua própria viagem para explorar a obra em conjunto com as crianças, prevendo-se conversas extremamente ricas.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:
Em que pensas tu quando passeias pelo campo?
Em que pensa a vizinha quando o sol se põe à tardinha?
Em que pensa a Ana quando se sente triste?
Em que pensas tu?
Toda a gente pensa na sua vida quando caminha pelas ruas.
Algumas pessoas pensam em coisas simples, outras em coisas mais complicadas, toda a gente enche e esvazia a cabeça de sons, palavras e imagens.
“Em que pensas tu?” revela, através da poesia das imagens, a genialidade de Laurent Moreau que vai por os leitores a pensar.

Laurent Moreau é um dos ilustradores contemporâneos mais conhecidos do mundo. A sua identidade e talento revelam-se na qualidade dos projectos editoriais que estão espalhados por mais de uma dezena de países. Em França editou livros na Actes Sud Junior, Hélium, Rouergue, Gallimard e Milan. Em Portugal apresenta-se agora com o livro “Em que pensas tu?” pel’O Bichinho de Conto. Laurent Moreau formou-se na École des Arts Décoratifs, é membro do Central Vapeur, um colectivo de criadores cujo festival de ilustração tem o mesmo nome. Este festival é realizado anualmente em Estrasburgo e acolhe artistas de desenhos animados, editores independentes e outros criadores gráficos.

Em que Pensas Tu?
Laurent Moreau
Editora: O Bichinho de Conto / Saída de Emergência
Páginas: 44
Encadernação: capa dura
Formato: 19,5 x 24 cm
ISBN: 9789897730436
PVP: 15,19€

Deixa um comentário