Bem-vindos ao mundo de The Witcher, apresentando Geralt de Rivia, o bem conhecido personagem não só da saga original, mas da transposição da mesma para diferentes media. Estes são os livros nos quais os criadores dos diferentes videojogos homónimos se inspiraram, o que ajudou a internacionalizar a popular saga literária. Foram vendidas dezenas de milhão de cópias de videojogos nas diferentes plataformas em que a franchise foi lançada (Playstation 4, Xbox One, Xbox 360, Windows, OS X, Linux, Android e iOS).

Paralelamente, foram lançados mais jogos baseados nesta saga escrita pelo polaco Andrzej Sapokowski, fossem de tabuleiro, RPG ou de cartas.

No que toca à banda desenhada, foram publicadas 6 BD na Polónia, da autoria de Maciej Parowski, Bogusław Polch e o próprio Sapkowski. Entre 2013 e 2017, a norte-americana Dark Horse tem vindo a publicar diferentes bandas desenhadas, baseadas nos videojogos. Até ao momento, foram publicadas 3 – The Witcher: House of Glass, The Witcher: Fox Children The Witcher: Curse of Crows.

Após um filme e a consequente série televisiva Wiedźmin (The Hexer ou The Witcher, em inglês) em 2001 e 2002, pouco apreciada por Sapkowski, há novamente planos para uma adaptação da saga literária à televisão, estando anunciada, embora sem data marcada, uma série em parceria com a Netflix.

Mas quem é Geralt de Rivia? Nestes 2 primeiros livros da saga, seguimos os seus passos acompanhando-o nas suas aventuras, e de repente, estamos imersos num mundo rico em histórias, mitos, lendas, onde o sobrenatural anda de mãos dadas com o ordinário. Começamos por ver Geralt de Rivia pelo seu próprio ponto de vista. Um mutante, um erro evolucionário à margem do resto da humanidade. Uma criança sobrevivente de uma selecção artificial, durante a a qual foi adquirindo numerosos poderes. Uma vida mais extensa que a dos seus semelhantes, os cabelos encanecidos precocemente, os olhos capazes de se transformarem em olhos de gato, absorvendo cada partícula de luz.

Inicialmente, parece-nos um predador dotado que mata indiscriminadamente os seres mágicos que perturbam a vida dos mortais comuns. Por um preço arrisca a sua vida, destruindo a pouco e pouco o próprio sustento. Mais tarde, apercebemo-nos do seu código de ética, que não lhe permite matar espécies em extinção ou autoconscientes, mata apenas aqueles que são naturalmente malignos, sem redenção.

Aos poucos, deixa de parecer o lobo solitário, o seu coração deixa de parecer gelado, desapaixonado, para ser apenas desprovido de habitantes. À medida que o acompanhamos, divertimo-nos com enredos quase familiares, com um humor subtil que nos seduz e que o faz suavemente infiltrar-se na nossa imaginação. As personagens são cativantes e a certa altura Geralt deixa de ser só.

Alguém consegue penetrar o escudo gelado e, a partir daí, as pessoas entram na sua vida, deixam-se ficar, até o destino de quem ele fugia, o apanhar nas suas malhas… E, por estranho que pareça, por vezes estar enredado nas malhas do destino pode ser a melhor coisa que pode acontecer.

Eis a sinopse da editora:

O TERCEIRO DESEJO (Ostatnie życzenie)
O seu nome é Geralt de Rivia. Dizem que é um bruxo e um assassino sem misericórdia que vagueia pelo mundo à caça de monstros e predadores. Mas na verdade vive de acordo com o seu próprio código de conduta. A sua espada serve, em troca de uma recompensa, poderosos reis amaldiçoados, mas também os mais desfavorecidos. Ao longo das suas viagens, Geralt encontra todo o tipo de criaturas – algumas saídas da mitologia eslava e dos contos populares dos irmãos Grimm – como vampiros e lobisomens, elfos, quimeras e estriges, trolls e génios que o tentam, satisfazendo todos os seus desejos. Mas este é apenas o início das suas aventuras como viajante e feiticeiro que irá desafiar o destino num mundo em que criaturas de todas as raças coabitam numa paz precária prestes a despedaçar-se…
Pode ler um excerto aqui.

Editora: Saída de Emergência
Páginas: 304
Dimensões: 16 x 23 cm
Encadernação: Capa Mole
ISBN: 9789897730009

A ESPADA DO DESTINO (Miecz przeznaczenia)
Continuando as histórias narradas em O Terceiro Desejo, este é o regresso do misterioso Geralt de Rivia, um homem temido pela sua reputação de bruxo e assassino sem misericórdia. Ele erra pelas florestas e cidades à caça de monstros e demónios saídos de lendas antigas, protegendo inocentes e vítimas do mal. As suas aventuras como viajante e feiticeiro irão levá-lo aos quatro cantos do mundo, conhecendo personagens que irão influenciar o seu destino e envolvendo-o nas mais extraordinárias histórias de amor, sacrifício, coragem e compaixão. Aos poucos prepara-se o caminho para o maior desafio da sua vida: a guerra iminente que se avizinha entre todas as raças.
Editora: Saída de Emergência
Páginas: 336
Dimensões: 16 x 23 cm
Encadernação: Capa Mole
ISBN: 9789897730603

Registe-se que o autor é uma das presenças confirmadas na Comic Con Portugal 2017.

Natural da Polónia, Andrzej Sapkowski (1948-) é um aclamado autor de fantasia, conhecido pela saga The Witcher e pela criação da personagem Geralt de Rivia. Vencedor de inúmeros prémios polacos e europeus, a sua obra já foi traduzida para mais de vinte línguas. A saga literária The Witcher inspirou uma série de videojogos de grande popularidade que vendeu mais de 20 milhões de cópias no mundo inteiro.

nota: agradece-se à editora a oferta dos livros.