Acabou a DC! E agora?

Acabou a DC! E agora?

Para agosto, já não está prevista a distribuição nos pontos de venda de periódicos no nosso país de revistas da Panini Brasil dedicadas ao universo DC Comics, como tínhamos noticiado.

Isto fez-nos equacionar que a revista Superman – que se encontrava há alguns meses um número atrás das restantes – seria a única das 6 revistas mensais distribuídas em Portugal que não chegaria ao número 52, ficando-se pelo número 51 distribuído em julho. Deste modo, o leitor nacional não teria a possibilidade de ler os comics norte-americanos Superman/Wonder Woman #27 e Superman #50. No entanto, a Panini revelou ao Bandas Desenhadas que Superman 52 será distribuído em Portugal em setembro.

Atendendo a que as revistas brasileiras são compostas por bandas desenhadas extraídas de diferentes revistas/séries norte-americanas, sendo ainda o local onde se publicam annuals e demais especiais, a decisão editorial da Panini Brasil de terminar a fase Os Novos 52 no número 52, tal como nos EUA, obrigou a diferentes estratégias, como o aumento de número de páginas de alguns números e a publicação de diversos especiais.

O leitor português, sempre prejudicado por uma política de exportação que não tem em consideração o conteúdo publicado mas que se baseia somente na definição de quantas séries são exportadas para Portugal (e cuja escolha recai nos títulos que se consideram mais populares), não tem acesso a esses especiais, ficando, mais uma vez, privado de ler o final de muitas das séries que acompanhou ao longo de 52 meses.

Convidámos Bruno Silveira para realizar um guia de leitura para o leitor português, indicando as revistas brasileiras em falta, bem como a sua correspondência norte-americana (mais fácil de obter):

E chegados a julho de 2017, terminou assim a distribuição de revistas mensais brasileiras DC por parte da Panini. Este facto já não se trata de uma má novidade para os leitores portugueses que acompanham regularmente estas publicações, dado que o anúncio deste cancelamento já tinha sido efetuado em fevereiro, aqui.

Os n.ºs 52 de Batman, A Sombra de Batman, Superman, Lanterna Verde, Liga da Justiça e de Universo DC são os últimos das séries mensais em si e da sua distribuição em território português.

Batman, A Sombra de Batman, Liga da Justiça, Lanterna Verde e Universo DC n.ºs 52 já se encontram nas bancas.

Quanto a Superman, que costumava sair com um número de atraso relativamente às demais, mais uma má notícia: já se sabe que em agosto não sairá em Portugal Superman #52.

Para as séries mensais brasileiras da DC da fase Os Novos 52 serem terminadas nos n.ºs 52, tal como aconteceu nos EUA, vários títulos que figuravam nos seus mixes, acabaram por sair em edições especiais complementares que não foram distribuídas em Portugal, como pode conferir no quadro abaixo.

Séries mensais Edições Especiais Brasileiras TPB/HC Original Americano
Superman Superman: Fim dos Dias Superman: The Final Days of Superman
Batman Batman Anual: Idade do Bronze Batman: Detective Comics Vol. 9: Gordon at War
Batman do Futuro: Choque de Identidade. Batman Beyond Vol. 3: Wired for Death
A Sombra de Batman A Sombra de Batman Especial: A Guerra dos Robins 1 e 2 Robin War
A Sombra de Batman Apresenta: Grayson Grayson Vol. 5 Spyrals End + Grayson #16
A Sombra de Batman Apresenta: Capuz Vermelho & Arsenal Red Hood/Arsenal Vol. 2: Dancing with the Devil’s Daughter
Liga da Justiça Novos Titãs: A Queda dos Titãs Teen Titans Vol. 4: When Titans Fall
Lanterna Verde Tropa dos Lanternas Verdes: No Limite da Existência Green Lantern Corps: Edge of Oblivion
Lanterna Verde Anual: Sinestro Sinestro Vol. 4: The Fall of Sinestro

Posto isto, veremos se está nos planos da Levoir, a casa-mãe da DC em Portugal, avançar com a fase Rebirth, que sucede à fase da DC Os Novos 52.

Deixa um comentário