Como anunciado, está planeado para amanhã, dia 22 de agosto, o início da nova linha editorial Disney pela Goody. Como os últimos números da Disney Comix foram deixando antever, a presença de bandas desenhadas oriundas de diversos países passa a ser regular nas diferentes publicações.

Das 3 novas revistas dedicadas a personagens, a publicação Tio Patinhas é aquela que inaugura esta nova fase. Se, paulatinamente, daqui a alguns números, a revista se centrará principalmente em bandas desenhadas protagonizadas pelo Patinhas e outros personagens do universo dos Patos – com um ou outro convidado – estes primeiros números fazem gradualmente a transição do formato da Disney Comix para a revista do pato avarento.

Deste modo, na revista com a capa de Alessandro Perina onde se encontram “estranhas” tabuletas de boas-vindas e entrada livre à caixa-forte, o Tio Patinhas recebe bandas desenhadas não só dos seus sobrinhos, como também do Pardal, do Mickey e até do… Afonsinho.

Da Dinamarca chegam 2 bandas desenhadas.  Na BD O Agente do Pardal, o norte-americano John Lustig elabora um argumento baseada numa ideia de Carl Barks, contando com a arte do holandês Daan Jippes. Por seu turno, Em Um Rapaz… Amigo da Onça, o norte-americano David Gerstein (argumento) e o italiano Romano Scarpa (desenho) produzem uma sólida homenagem ao autor de BD Floyd Gottfredson, enquanto é explorada a rivalidade/amizade entre Mickey e o Bafo-de-Onça.

Do Brasil, surge a BD A Travessia, protagonizada por Afonsinho. Trata-se de uma BD muda, desenhada por Fernando Bonini.

Esta revista reúne ainda 4 BD italianas. Como não podia deixar de ser, a primeira é protagonizada pelo Patinhas. Em O Mistério dos Avisos Amigáveis, os leitores poderão descobrir a origem das tabuletas de boas-vindas da capa da edição. Com argumento de Giorgio Fontana, a arte de Ottavio Panaro faz diversas homenagens ao longo da história, em especial a Carl Barks – quando se evoca a BD Christmas on Bear Mountain (Natal nas Montanhas, em Portugal) – e a Don Rosa – quando se apresenta a Dora Cintilante no estilo utilizado para A Saga do Tio Patinhas.

A BD protagonizada pelo Donald pertence à série Detetive Donald, passada da década de 40 do século passado, sendo da autoria de Vito Stabile e Carlo Limido.

O Casty surge também neste número inaugural, com uma história especial dedicada ao Mickey, onde expõe toda a sua mestria narrativa. Trata-se de O Surpreendete 3000.

É o Tio Patinhas que, na companhia do Donald, encerra a revista com a BD Aquela Vez em que te… Lembraste Dela.

Com um número de páginas e dimensões idênticas à da Disney Comix, a revista mantém o preço de 1,90€. Apesar do número idêntico de páginas da Disney Comix, a revista privilegia a banda desenhada, pelo que cada número terá mais 5 páginas de BD que a antiga revista. A periodicidade é de 3 em 3 semanas, sempre às terças-feiras.

Clique nas imagens para as visualizar em maior formato:

Eis a informação da editora sobre este novo ciclo:

A Editora Goody passa a publicar três novos títulos com as histórias do Tio Patinhas, Donald e Mickey, que chegam em semanas alternadas às bancas. Inicia-se um novo ciclo na edição de Banda Desenhada Disney em Portugal com a chegada de três novos títulos em versão portuguesa. As revistas Tio Patinhas, DonaldMickey vêm preencher e alargar o espaço deixado pela revista Comix (que chegou às bancas na sua última edição, o número 200, no dia 11 de Agosto) numa clara aposta em “standard characters”, em linha com a estratégia internacional da marca. Assim, cada revista irá apresentar uma seleção de histórias dedicadas ao personagem que lhe dá o nome, mas contará também com algum espaço para histórias protagonizadas por outros personagens tão icónicos como Pateta, Margarida, Peninha, Vovó Donalda, Zé Carioca, Irmãos Metralha, Minnie, e muitos outros. Esta reformulação vem contribuir para o refrescamento das Bandas Desenhadas Disney, conferindo uma nova vida a esta linha de publicações o que permitirá não só reforçar a fidelização dos leitores herdados das Comix, mas também cativar novos públicos.

Tio Patinhas #1
Autores: Alessandro Gottardo, Augusto Macchetto, Carl Barks, Carlo Limido, Casty, Daan Jippes, David Gerstein, Fernando Bonini, Giorgio Fontana, John Lustig, Romano Scarpa, Ottavio Panaro, Vito Stabile
Editora: Goody
Páginas: 132
PVP: 1,90€

nota: imagens gentilmente cedidas pela editora.