Chega hoje às bancas o nono volume da coleção Novelas Gráficas 2017. A obra em questão é “Os Livros da Magia” de Neil Gaiman. Neil Gaiman é um dos mais premiados escritores contemporâneos, presença habitual na lista de bestsellers do New York Times, criador de Sandman, editado pela Levoir, e autor de grandes clássicos modernos do fantástico. Nos anos 90, Gaiman colocou o seu talento ao serviço da DC e escreveu um conjunto de obras que juntaram as personagens mágicas do universo desta editora, numa série de sagas fascinantes. Os Livros da Magia é um conto sobre os perigos e oportunidades da juventude e as suas infinitas possibilidades, ilustrado por quatro dos artistas mais consagrados de língua inglesa, John Bolton, Scott Hampton, Charles Vess e Paul Johnson.

Esta minissérie de 4 números originalmente publicada pela DC Comics entre 1990 e 1991, deu lugar a uma série mensal de 75 números, entre 1994 e 2000, já sob o selo da Vertigo (tal como o TPB que reúne a minissérie), onde os leitores continuaram a seguir as aventuras de Timothy Hunter. Ao invés de Gaiman, os argumentistas foram John Ney Rieber e Peter Gross. A série mensal teve direito a spin-offs, crossovers, números especiais e minisséries.

Após o término da série mensal, sucederam-lhe as séries The Age of Magic (2001-2003) e Books of Magick: Life During Wartime (2004-2005). Atualmente, o personagem continua a ser utilizado na DC Comics. Durante Os Novos 52, surgiu nas páginas de Justice League Dark (série publicada no Brasil nas revistas Dark e Constantine, não importadas para Portugal).

Entre 2003 e 2004, foram também publicados 6 romances juvenis pelas HarperCollins, baseados na minissérie original e a série mensal.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:
Timothy Hunter é um rapaz de doze anos que nada parece distinguir de tantos outros, nada excepto o potencial de se vir um dia a tornar num dos maiores feiticeiros do mundo. Em quatro capítulos distintos, Tim será guiado pelo universo, pelo futuro e pelo passado dos mundos, por algumas das mais importantes personagens ocultas do universo DC, numa busca que lhe permitirá decidir se deve abraçar ou rejeitar o seu destino único.

Um verdadeiro romance iniciático e mágico.

nota: imagens cedidas pela editora.