Em agosto, continuámos com metade da equipa de férias, apesar de termos tomado providências no sentido de tal não ser sentido pelos nossos visitantes. Mantendo a tradição, a silly season também se fez sentir no mercado livreiro. Vejamos, no que toca à BD, como decorreu a atividade editorial e demais eventos ligados à banda desenhada.

PUBLICAÇÕES

O Bandas Desenhadas identificou os seguintes números de novidades de banda desenhada (publicações com BD em mais de 50% das suas páginas), segundo o canal de distribuição:
– Pontos de venda de periódicos: 19
– Livrarias: 5
– Distribuição alternativa: 5

A nível de formato, as 29 publicações de BD podem ser divididas em:
– Revistas: 3
– Livros: 21
– Outros (brochuras, etc): 4
– Jornais: 1

Das 15 novidades em livro nos pontos de venda de periódicos, a totalidade pertence a séries autolimitadas:
– Associados a jornal: 9
– Não associados a periódico: 6

Destas 29 publicações de BD, 3 são de autores portugueses. As restantes publicações têm como país de origem:
– Brasil: 1
– Brasil + Dinamarca + Holanda + Itália: 1
– Brasil + Dinamarca + Itália: 1
– Dinamarca + Itália: 1
– Espanha: 1
– EUA: 10
– França: 5
– Israel: 1
– Itália: 1
– Japão: 1
– Reino Unido: 1
– Suíça: 2

No que toca à originalidade das obras sob o formato de papel no nosso país, das 29 publicações verifica-se a existência de:
– Inéditos mundiais: 2
– Inéditos em Portugal: 16
– Reedições: 11
Dos inéditos em Portugal, nenhum tinha tido distribuição prévia total ou parcial nos pontos de vendas de periódicos via publicações brasileiras.

Eis as editoras das publicações de BD identificadas:
– Asa: 5
– Devir: 1
– G. Floy: 2
– Gicav Viseu: 1
– Goody: 7
– H-Alt: 1
– Jankenpon: 1
– José Pires: 2
– Kingpin: 2
– Levoir: 4
– Rodolfo Mariano: 1
– Salvat: 2

BD PORTUGUESA EM DESTAQUE

Em agosto, identificaram-se 3 publicações de banda desenhada de autores nacionais.

O jornal de banda desenhada de autores portugueses Jankenpon chega ao seu 10.º icónico número, anunciando tratar-se do final da periodicidade bimestral, passando a mensal a partir de outubro.

Sete meses após a edição do 1.º número, Rodolfo Mariano edita o segundo zine de Rock Bottom.

E de Viseu surgem notícias de que, no âmbito da exposição dedicada a Dom Afonso Henriques na Banda Desenhada, produzida pelo Grupo de Intervenção e Criatividade Artística de Viseu (Gicav) com o apoio da Câmara Municipal de Viseu, da Viseu Marca e do Instituto Português do Desporto e Juventude, também se lançou uma publicação de banda desenhada, mais concretamente a reedição de D. Afonso Henriques – A Balada da Conquista de Lisboa, da autoria de Raul Correia e Eduardo Teixeira Coelho, extraída da obra O Caminho do Oriente.

Agosto revelou-se, deste modo, um mês com diversidade de propostas nacionais, pelo que reforçamos a recomendação de banda desenhada portuguesa aos leitores portugueses (e internacionais). Das 3 obras, 1 teve ou tem programada distribuição nos pontos de venda de periódicos e 2 distribuição alternativa.

EVENTOS

Entre as exposições inauguradas nos meses anteriores que persistiriam em agosto e os eventos decorridos ou inaugurados neste mês, existiram muitas e variadas propostas.

Em agosto propriamente dito, foram realizados ou inaugurados eventos num menor número do que os restantes meses nos habituaram. de qualquer modo, conforme noticiámos na nossa agenda, foram alvos dos mesmos Marcos Farrajota e Patrícia Guimarães, entre outros.

Realizou-se ainda em terras nacionais o Manga & Comic Event 2017, GOMA – Festival BD & Comics (2.ª edição) e uma exposição dedicada a Dom Afonso Henriques na banda desenhada.

AUTORES NACIONAIS PUBLICADOS NOUTROS PAÍSES

Existem alguns autores nacionais que se encontram a trabalhar periodicamente para o mercado norte-americano e a sua ausência num ou noutro mês prende-se frequentemente mais com a calendarização das editoras do que o seu trabalho contínuo para aquele mercado. Outros há em que a edição noutro país é um evento excecional. De qualquer modo, esta listagem não tem por fim uma análise estatística, mas sim uma aglomeração de informação dispersa pelo nosso site, disposta de uma forma simples, para futura referência.

Eis os autores que identificámos, dispostos alfabeticamente, com publicações de banda desenhada noutros países, durante o mês de agosto:
– André Lima Araújo (Generation Gone #2, Image, EUA – coargumento, desenho e arte-final; Edge of Venomeverse #4, Marvel, EUA – desenho e arte final)
– Daniel Henriques (Supergirl vol. 7 #12, DC Comics, EUA – arte-final)
– Filipe Andrade (The Ultimates 2 #100, Marvel, EUA – desenho parcial e arte-final parcial)

BD ESTRANGEIRA EDITADA EM PORTUGAL

Tal como nos meses anteriores, prosseguiram diversas séries em publicação, seja nas bancas (Asa, Goody, Levoir e Salvat), seja nas livrarias (Devir).

Nas bancas, a Goody iniciou duas novas série de BD Disney, Tio Patinhas e Donald (periodicidade de 3 em 3 semanas), bem como uma série quinzenal dedicada aos Vingadores.

No mercado livreiro, a G. Floy publicou um novo livro dedicado ao Miracleman, desta vez da autoria de Neil Gaiman e Mark Buckingham. Publicou ainda Wytches/Bruxas de Scott Snyder e Jock.

Quanto à Kingpin, além da 2.ª edição reduzida – que apresenta uma nova capa – de Serpentes de Água de Tony Sandoval, publicou também Ecos Invisíveis de Tony Sandoval & Grazia La Padula, uma obra que no final de agosto pôde ser adquirida na loja homónima e que em breve conhecerá distribuição nacional.


IMPORTAÇÃO NAS BANCAS

Para além do mercado editorial de banda desenhada em Portugal, existem outros pontos que são alvo do nosso Observatório. Um deles é a importação de revistas de, com ou sobre banda desenhada distribuídas nas pontos de venda dos periódicos.

Como nota de rodapé, ao contrário do mês passado, as revistas brasileiras distribuídas nas bancas não ultrapassam em número a totalidade das publicações nacionais. Tal deve-se, parcialmente, a um aumento do número de séries nacionais disponibilizadas nos quiosques. Em agosto, foram distribuídas:
– Panini Brasil: 26 títulos

Estes 26 títulos têm como editora original:
– Marvel (EUA): 6
– Mauricio de Sousa (Brasil): 20

No que toca às publicações francesas decom ou sobre BD, foram distribuídas respetivamente 4 publicações.

nota: considerem-se os números apresentados neste artigo como pré-definitivos até à publicação do artigo referente ao ano de 2017.