Cuba, A Odisseia de uma Independência

Cuba, A Odisseia de uma Independência

Em setembro, José Pires fanedita no seu zine Fandaventuras uma banda desenhada inédita em Portugal, da autoria do barcelonês Fernando Fernández (1940-2010).

Trata-se de Cuba, A Odisseia de uma independência, uma obra que o autor catalão elaborou para a editora italiana então denominada CEPIM e atualmente designada por Sergio Bonelli Editore, a qual foi publicada na série Un uomo un’avventura. Esta série teve direito a 30 números com histórias independentes, publicados entre novembro de 1976 e novembro de 1980. Alguns dos autores da série foram Hugo Pratt, Milo Manara, Guido Crepax, Sergio ToppiDino Battaglia, Alfredo Castelli, Guido Nolitta/Sergio Bonelli, Galep/Aurelio Galleppini e Giancarlo Berardi, entre outros.

L’uomo di Cuba foi publicada em novembro de 1979, sendo o 25.º número da série supracitada. Em Espanha, a BD foi publicada pela Nueva Frontera no n.º 10 da série Super-Totem, em 1980, adotando o título Cuba, 1898. Inclusive, na série Super-Totem, uma coleção de edições especiais da revista espanhola Totem, foram publicados diversos números da série italiana Un uomo un’avventura.

Os leitores portugueses têm, deste modo, a oportunidade de ler esta obra inédita no nosso país.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Os interessados devem entrar em contacto com o faneditor, através do e-mail gussy.pires@sapo.pt, prevenindo-se de que a tiragem desta publicação é muito limitada.

nota: imagens cedidas pelo faneditor.

 

Deixa um comentário