Atenção: o perigo está à espreita perto destas mulheres!

Aprecio imenso compilações de contos. Penso que neste país não se aprecia tanto a narrativa curta quanto nos Estados Unidos. Vejo uma compilação de contos como um menu de degustação, vários autores, alguns conhecidos, outros nem tanto, de áreas diversas da literatura a escreverem sobre um tema, desta feita Mulheres Perigosas.

Não se tratam de princesas da Disney, doces companheiras de heróis ou donzelas em perigo a aguardar o seu cavaleiro de Armadura Brilhante.

Neste livro, mesmo que externamente pareçam dóceis, escondem aço sob o agradável exterior.

Estas mulheres não ficam a chorar sobre o que lhes aconteceu, arregaçam as mangas e lutam contra a adversidade. Se a morte as encontra, elas estão de pé, de espada na mão e não de joelhos a implorar.

Infelizmente, finais felizes para Mulheres Perigosas não abundam, mesmo quando o autor é do sexo feminino. Ainda está enraizada a ideia de que as “Bad Girls” não podem ir para o céu.

Uma leitura prazerosa, como menu de degustação… fica-se com fome de mais.

Registe-se que os apreciadores de séries televisivas adaptadas de literatura fantástica, vão aqui encontrar um conto baseado no universo de Game of Thrones e outro no de The Magicians.

Eis a sinopse da editora:
Antologia de contos editada por George R. R. Martin e Gardner Dozois com personagens femininas ao estilo do melhor da Guerra dos Tronos.
Se procura um livro em que mulheres infelizes ficam a choramingar de pavor enquanto o herói masculino combate o monstro ou choca espadas com o vilão, este livro não é para si. Aqui encontrará mulheres guerreiras que brandem espadas, intrépidas pilotos de caças, formidáveis super-heroínas, femmes fatales astutas e sedutoras, feiticeiras, más raparigas duronas, bandidas e rebeldes, sobreviventes endurecidas em futuros pós-apocalípticos, rainhas altivas que governam nações e cujas invejas e ambições enviam milhares para mortes macabras, mulheres que não hesitam em assumir a liderança para defenderem aquilo em que acreditam. Com organização de George R. R. Martin, que assina igualmente um conto passado no mundo de Westeros, e de Gardner Dozois, esta é uma antologia que cruza géneros literários e mistura todos os tipos de ficção, desde Megan Abbott a Brandon Sanderson.

Mulheres Perigosas
Antologia organizada por George R. R. Martin & Gardner Dozois
Autores: Brandon Sanderson, Caroline Spector, Carrie Vaughn, George R. R. Martin, Joe Abercrombie, Lawrence Block, Lev Grossman, Megan Abbott, Melinda M. Snodgrass, Sam Skyes, Sharon Key Penman
Editora: Saída de Emergência
Coleção: Bang!
Páginas: 448
Dimensões: 160 x 230 mm
Encadernação: capa mole
ISBN: 9789897730740
PVP: 18,80€

nota: agradece-se à editora a oferta do livro.