No dia 26 de setembro, é distribuído nos pontos de venda de periódicos a revista Mickey #2, a qual contém uma banda desenhada muito aguardada pelos leitores, que celebra um duplo aniversário.

Em 2017, comemoram-se os 50 anos da mais famosa criação de Hugo Pratt, Corto Maltese, bem como os 50 anos da publicação da primeira BD Disney de Giorgio Cavazzano. O resultado de ambas as comemorações foi a homenagem Disney à BD A Balada do Mar Salgado com os desenhos de Cavazanno.

Pratt à esquerda, Cavazzano à direita.

Eis algumas comparações gráficas entre estas obras italianas (clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão):

Com argumento de Bruno Enna, a banda desenhada inicialmente publicada na revista italiana Topolino, teve êxito imediato. Foi então publicada uma edição de luxo e um portefólio artístico em Itália. Em Portugal, é a primeira vez que esta BD é publicada, tal como as demais BD deste número. Sendo composta por 2 partes, estão ambas nesta revista, permitindo deste modo a leitura integral da obra.

O Mickey tem ainda direito a uma outra história, vinda da Dinamarca, com argumento de Carol e Pat McGreal e desenhos de Romano Scarpa. E o Pateta é o protagonista de 2 BD curtas, uma delas na companhia do seu amigo rato.

O segundo número da revista do Mickey conta com 2 convidados. Do Brasil, chega-nos uma banda desenhada protagonizada pelo Morcego Vermelho. Nesta, satiriza-se a predominância dos heróis estrangeiros na mente dos patapolenses (e não só).

O segundo convidado é o Urtigão, ou melhor o Urtigão Van Gogh, protagonista de uma BD da série A História de Arte de Mickey, com uma palete de cores dedicada. Como é habitual nesta série, a BD está repleta de referências à vida e obra de Van Gogh. Donald interpreta Gaugin, que viveu os seus últimos anos no Taiti e outras ilhas da Polinésia, e Peninha o Andre Gachet, com a roupa deste inspirada no quadro do artista. Outras referências a obras de Van Gogh são o quarto/estúdio de Urtigão e a noite estrelada sobre o rio. O argumento é de Roberto Gagnor e os desenhos de Stefano Zanchi.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Mickey #2
Autores: Alessio Coppola, Bruno Enna, Bruno Sarda, Carol McGreal, Gérson L. B. Teixeira, Giorgio Cavazzano, Pat McGreal, Roberto Gagnor, Roberto Marini, Romano Scarpa, Stefano Zanchi
Editora: Goody
Páginas: 132
PVP: 1,90€