Já se encontra disponível nas livrarias nacionais o premiado livro A Ilha do Avô de Benji Davies, numa edição da Orfeu Negro. Nesta segunda publicação do autor britânico em Portugal, após A Baleia, é-nos apresentado Cid, um menino com saudades do seu avô.

O falecimento dos avós é, por vezes, o primeiro contacto próximo que as crianças têm com a morte. Nesta alegoria repleta de ternura e fantasia, o avô de Cid mora numa pequena casa ao fundo do jardim de Cid. Após abrir uma grande porte metálica, Cid e o avô são transportados para o convés de um grande navio, maior do que a altura das chaminés das casas da sua cidade costeira.

Uma breve viagem leva-os à ilha do título, com uma selva densa, povoada de pássaros coloridos, orangotangos, tartarugas e muito mais maravilhas para descobrir. Depois de decorarem uma velha cabana e mergulharem numa cascata, o avô anuncia a Cid que está a pensar ficar na ilha. Após o último abraço ao avô, o regresso a casa pareceu muito maior sem o avô. No final, consola-o um pouco saber que o avô está num local espetacular, bem mais colorido que o seu dia-a-dia.

Tal como em A Baleia, o autor regressa à temática da solidão na infância, lidando com sentimentos profundos, temperados pelo sal marinho. Novamente, as faces das personagens, minimalistas no traço, contrastam com o mundo que os rodeia, repleto de pormenores, que recompensarão o leitor a cada releitura.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

A ternurenta aventura de um avô e de um neto, que, mesmo longe um do outro, nunca se hão de separar… A ilha do Avô é um lugar mágico, onde o Cid gostava de ficar para sempre. Um lugar com animais de todas as cores, casas nas árvores e cascatas cristalinas. O Avô escolhe ali ficar, mas o Cid, em breve, tem de partir… Benji Davies, o autor premiado de A Baleia, traz-nos agora a história poética de um menino que aprende a lidar com a despedida, deliciando-nos com ilustrações ricas em cor, texturas e detalhe.

Benji Davies, autor, ilustrador e realizador de animação, vive em Londres e estreou-se na literatura para crianças em 2014, com o livro A Baleia, pelo qual recebeu em 2014 o Prémio Oscar’s First Book. O livro A Ilha do Avô foi galardoado com o 1.º Prémio AOI World Illustration Award 2m 2015. É já um autor publicado internacionalmente e acarinhado pelos leitores de todo o mundo.

A Ilha do Avô
Benji Davies
Editora: Orfeu Negro
Páginas: 40
Encadernação: capa dura
Dimensões: 28,5 x 25 cm
ISBN: 9789898868008
PVP: 14,50€