No dia 10 de outubro, chega às bancas o terceiro número de Donald. Para os que gostam de publicações de BD Disney com conteúdo originário de diferentes latitudes, esta revista apresenta 2 BD dinamarquesas, 3 brasileiras e 5 italianas.

Em A Revista, o Donald tenta reaver uma revista de banda desenhada rara que o seu vizinho Silva nunca devolveu. O argumento é de Kenneth Rock e Unn Printz-Påhlson, competindo o desenho a José Colomer Fonts. Por seu turno, o Professor Terror continua a infernizar a vida do alter-ego heroístico do Donald em Superpato Tira a Máscara.

No ano em que se assinalam os 20 anos de Bombom Sorriso, apresenta-se a única banda desenhada da personagem escrita pelo seu criador, Corrado Mastantuono, que ainda se encontrava inédita no nosso país. Coprotagonizada por Donald e Prof. Pardal, na BD O Androide Perfeito, Bombom é substituído por um androide.

O Zé Carioca tem direito a 3 bandas desenhadas, uma delas ligada à temática androide. Caçador de Androides é uma homenagem ao filme Blade Runner: Perigo Iminente, realizado por Riddley Scott em 1982, cuja sequela Blade Runner 2049 estreou no passado dia 5 de outubro nas salas de cinema nacionais. As restantes duas dedicam-se ao futebol (e basquetebol), intitulando-se Com a Bola na Mão e É Pimba na Gorduchinha, este último título sendo um jargão inventado pelo locutor desportivo brasileiro Osmar Santos que significava chuto na bola.

Continuando com o humor, o Peninha protagoniza uma BD a bordo de um avião, pelas mãos de Enrico Faccini. Já o Tio Patinhas tem direito a uma sequela da BD Questão de Segurança, novamente com argumento de Terry LaBan e desenhos de Romano Scarpa. Será que é em Um Negócio de Coração que o Patinhas se casa?

Nesta revista repleta de patos e outras aves, há direito a 2 convidados. O primeiro é Bafo-de-Onça numa banda desenhada da série História de Arte de Mickey. Em O Falsário Surrealista, homenageia-se a obra do pintor belga René Magritte (1898-1967). Algumas das obras de Magritte em que Roberto Gagnor (argumento) e Stefano Zanchi (desenho) se basearam são La Trahison des images, L’Empire des lumières, Golconde e Le Château des Pyrénees, para além da presença dos chapéus de coco.

Os segundos convidados são Chiquinho e Francisquinho, numa BD curta de Tito Faraci e Paolo Mottura, que tentam resolver a questão de não terem feito os trabalhos de casa com Insólitas Desculpas.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Donald #3
Autores: Aparecido Norberto, Átila de Carvalho, Caterina Mognato, Corrado Mastantuono, Enrico Faccini, José Colomer Fonts, Kenneth Rock, Paolo Mottura, Rafles Magalhães Ramos, Raimundo Guimarães de Cerqueira Júnior, Roberto Gagnor, Romano Scarpa, Stefano Intini, Stefano Zanchi, Terry LaBan, Tito Faraci, Unn Printz-Påhlson, Vincenzo Arcuri
Editora: Goody
Páginas: 132
PVP: 1,90€