Por Pedro Afonso

Tanto as histórias de Homem-Aranha como as de Vingadores publicadas pela Goody saíram diretamente do MEGA-evento de 2015 Guerras Secretas, que, embora tenha sido lançado no Brasil, nunca chegou a Portugal.

Este evento partilha o nome com o primeiro grande evento da Marvel de sempre, as Guerras Secretas de 1984 (publicado no país pela Levoir e pela Salvat), algo que não foi por acaso, já que o objetivo desta história seria acabar com o Universo da Marvel; e foi isso que aconteceu!

Os heróis, e vilões, passaram meses a tentar impedir que o Multiverso não acabasse devido às incursões, fenómenos em que dois universos distintos colidem. No entanto só sobraram dois universos, o universo Principal (Terra-616) e o universo Ultimate (terra natal de Miles Morales, também conhecido por Terra-1610).

Enquanto vários heróis de ambas as realidades se confrontam para que o seu Universo prospere, os Reed Richards dos dois universos tentam, cada um, construir “arcas salva-vidas” que os permitam sobreviver ao possível fim do Mundo, estando o Richards da Terra-616 com intenção de salvar os heróis e o Richards da Terra-1610, também conhecido por o Criador, a tentar salvar a Cabala (vilões).

O fim de ambos os Universos é inevitável e o Richards da Terra-616 não consegue salvar todos os heróis que pretendia, mas nem isto o poderia preparar para o que estava para a vir… Nos momentos finais, a sua arca é atingida e a Fundação Futuro é perdida para sempre, ficando Reed sem mulher e filhos.

O leitor é deixado com um vazio e um aviso, aquele Universo que começou com Quarteto Fantástico #1 (1961) ACABOU!

Oito anos se passaram e das cinzas de um cosmos dizimado … surgiu o Mundo de Batalha (Battleworld no original)! Este planeta maior que a Terra foi criado pelo Doutor Destino após ter roubado as habilidades dos Beyonders, seres super-poderosos que planeavam destruir todos os universos ao provocarem a morte do Homem Molecular simultaneamente em toda a realidade, levando à destruição simultânea do Multiverso.

O Mundo de Batalha (Battleword)

O Mundo de Batalha é constituído por domínios, restos dos vários Universos que pereceram durante as incursões, encontrando-se neles personagens das mais variadas séries da Marvel, entre as quais Velho Logan, Marvel 1602, Era de Apocalipse, Marvel Zombies e muito mais…

É mais um dia normal, com o Deus Destino no trono, o Xerife Strange encarregue da lei, a tropa Thor a patrulhar os céus e todos os habitantes deste planeta a viver as suas vidas sem memória de alguma vida anterior ao Mundo de Batalha. Estava tudo a correr bem até que a Fundação Futuro, liderada pela filha de Destino, Valeria von Doom, encontrou uma anomalia que datava de antes da criação do Mundo.

Apesar de serem dadas ordens para se afastarem do objeto não identificado, a curiosidade é demasiado grande e o mais pequeno toque provoca a abertura de uma comporta de onde sai a Cabala, que imediatamente mata a primeira pessoa em que põe a vista.

O Xerife Strange é alertado deste incidente e ao investigar a “arca salva-vidas” de onde saiu a Cabala repara que há mais uma pessoa lá dentro, surgindo assim Miles Morales, que afirma lembrar-se do “fim do Mundo”.

Após perceber o que se estava a passar, Strange trouxe Miles Morales ao seu Sanctum Sanctorum, onde estava outra arca que tinha encontrado três anos antes. Penso não ser difícil adivinhar que quando esta se abriu, saíram de lá os últimos sobreviventes da Terra-616, a quem Strange cumprimentou com alegria.

Enquanto isto, a Cabala foi encontrada pela Tropa Thor e enfrentaram-se em combate, tendo aparecido Strange e os heróis da Terra-616 pouco tempo depois para ajudar a Tropa.

Destino, que via tudo de longe, permaneceu relutante em participar no conflito até que viu o Sr. Fantástico no local. Ao chegar, exigiu que todos reconhecessem a sua soberania, mas nem heróis nem vilões estavam com intenções de se renderem, portanto Strange usou magia para os enviar para os vários cantos do globo, evitando que Destino matasse alguém. Após o desaparecimento da Cabala e dos Heróis, Destino confrontou Strange pela sua desobediência e acabou por matar o seu Xerife.

Nos dias seguintes, os heróis foram criando desordem, incentivando rebelião por toda a parte e formulando um plano para derrubar Destino. Os dois Homens-Aranha, Peter e Miles, foram enviados para se infiltrarem no Castelo de Destino, onde encontraram o Homem Molecular da Terra-616. Este, que estava cheio de fome, perguntou se tinham comida e Miles ofereceu-lhe um hambúrguer que tinha em seu bolso. Este pormenor insignificante trará uma das maiores alterações ao Universo da Marvel, pois depois de revelar que era a fonte por trás do poder do Destino, o Homem Molecular afirma dever um favor a Miles.

Seguidamente, deu-se um ataque com fações de todos os domínios e o senhor Fantástico foi confrontar Destino diretamente. À medida que se dá uma grande luta entre os dois rivais, eles discutem que Destino roubou a vida de Reed, nomeadamente a mulher e os filhos. Destino reforça ter salvo milhões, enquanto Reed não salvou quase ninguém. Reed diz que é melhor que Destino e, no clímax da batalha, afirma que com os poderes de Destino teria feito algo muito melhor! Destino concorda e nesse preciso momento o Homem Molecular dá os poderes a Reed que decide reconstruir o Multiverso, começando pela Terra-616. Ora, o leitor pode estar a reclamar que lhe foi prometido um “fim” e não lho foi devolvido, no entanto equivoca-se, porque este Universo não é o mesmo de outrora…

A nova face de Victor von Doom

Miles acordou na Terra-616 como se ali tivesse vivido toda a sua vida, junto com os seus pais e amigos (um favor do Homem Molecular), Victor von Doom tem mais uma vez a sua cara perfeita, sem as cicatrizes pelas quais tinha tanto ódio, Reed Richards reuniu-se com a família e partiu numa aventura de reconstrução de toda a realidade e, o mais importante de tudo, personagens de todos os cantos do Multiverso vieram parar à Terra-616, destacando-se entre elas o Velho Logan.

Começa assim o All-New, All-Different Marvel Universe!

Capa de Velho Logan (vol. 2) #1, com Miles Morales no fundo