Em outubro, José Pires fanedita no seu zine Fandaventuras uma banda desenhada inédita em Portugal, a adaptação à BD da obra O Último dos Moicanos de James Fenimore Cooper (1789-1851). O argumento é do especialista em banda desenhada David Ashford e as ilustrações de Cecil Langley Doughty (1913-1985).

Doughty foi um ilustrador britânico de banda desenhada que começou a ser publicado em 1948, tendo trabalhado para publicações icónicas como os hebdomadários Knockout e Eagle. Começou a trabalhar no hebdomadário Look and Learn, desde o seu início, em 1962, sendo um dos ilustradores históricos com mais sucesso no semanário, que publicou o seu trabalho durante os 20 anos da sua existência, até terminar em 1982, altura em que Doughty se reforma da arte comercial para se dedicar à pintura paisagística.

O Último dos Moicanos tem uma grande riqueza de detalhes no seu desenho, tendo sido originalmente publicado em 1980 na Look and Learn. Tendo Ashford utilizado, tanto quanto possível, as próprias palavras de Cooper, há quem o considere a adaptação mais fiel deste clássico da literatura à banda desenhada.

Os leitores portugueses têm, deste modo, a oportunidade de ler esta obra inédita no nosso país.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Os interessados devem entrar em contacto com o faneditor, através do e-mail gussy.pires@sapo.pt, prevenindo-se de que a tiragem desta publicação é muito limitada.

nota: imagens cedidas pelo faneditor.