Após o primeiro mês de distribuição pela VASP das revistas Mauricio de Sousa da Panini Brasil ter originado demandas à procura das mesmas, presume-se que outubro seja um mês mais calmo e que a sensação de caos entre os leitores seja desvanecida, caso os leitores tenham diligenciado no seu habitual ponto de venda de periódicos que estes solicitem à VASP que lhes passe a remeter as séries que pretendem ou, se já as enviam mas em número insuficiente para as solicitações dos clientes, que lhes remetam um maior número de exemplares. E que a VASP tenha atendido tais solicitações…

Caso os leitores continuem sem conseguir encontrar as revistas, recomendamos a estratégia temporária do primeiro mês de distribuição pela VASP: continuar a procurar e procurar e procurar… Dado o historial de pouco sucesso em se obterem números atrasados das publicações brasileiras, a demanda contínua será provavelmente mais eficaz que solicitar ao ponto de venda habitual que encomende à VASP os números atrasados – o número reduzido de exemplares das revistas já foi distribuído, pelo que haveria que aguardar pela sua recolha e nem sempre tais pedidos são atendidos.

Para os que prosseguem a demanda, damos ainda mais uma dica, com base no que verificámos durante o mês de setembro. É altura de realizarem tábua rasa do conhecimento empírico que detinham sobre a distribuição das revistas da Panini Brasil. Alguns pontos de venda de periódicos que sempre receberam todas as publicações da Panini Brasil, não receberam nenhuma em setembro;  outros que costumavam receber um grande número de exemplares, receberam somente 1 exemplar de algumas séries; há pontos de venda que receberam umas séries, enquanto outros receberam outras; há pontos de venda que nunca tinham recebido revistas da Panini Brasil que começaram a receber; e há um ou outro ponto de venda em que pouco ou nada se alterou.

Entretanto, temos uma má notícia para os leitores da 2.ª série da Turma da Mônica Jovem. Como se recordam, apesar de anunciados pela editora os  2 primeiros números desta nova série para os meses de junho e julho, foi somente em agosto que o primeiro número foi distribuído, seguido do segundo número no início de setembro, antes da Distrinews II interromper a sua atividade.

Com a distribuição de Turma da Mônica Jovem #4 pela VASP em outubro, inquirimos a Panini sobre se e quando seria distribuído o #3, uma vez que tínhamos conhecimento de que chegou a estar na posse da Distrinews II para distribuição. A (bizarra) resposta que obtivemos da Panini foi a de que o #3 foi distribuído em julho, o que não corresponde à verdade, e que não há planos futuros para ser “novamente” distribuído. Nesse sentido, salienta-se que, no que toca à posição oficial da Panini, esse número já foi distribuído nas bancas nacionais e não se está a realizar nenhum processo para reaver os exemplares da Distrinews II. Deste modo, os leitores e colecionadores portugueses não poderão contar com o 3.º número nas suas coleções, sendo este mês distribuído o quinto número da série.

Sem mais delongas, eis a apresentação da listagem das revistas deste mês, das quais se destaca o 11.º Graphic MSP, dedicado ao Papa-Capim e intitulado Noite Branca, tendo autoria de Marcela Godoy e Renato Guedes. A distribuição das revistas iniciou-se dia 14 de outubro.

– Almanaque da Mônica 62
– Almanaque do Cascão 62
– Almanaque do Cebolinha 62
– Almanaque Temático 41: Festas de Aniversário
– Cascão (2.ª série) 23
– Cebolinha (2.ª série) 25
– Chico Bento (2.ª série) 23
– Chico Bento Moço 42
– Graphic MSP 11: Papa-Capim – Noite Branca (Marcela Godoy e Renato Guedes)
– Magali (2.ª série) 23
– Mônica (2.ª série) 25
– Monica and Friends 8
– Monica y sus Amigos 8
– Saiba Mais! com a Turma da Mônica 114: William Shakesperare
– Turma da Mônica (2.ª série) 23
– Turma da Mônica Jovem (2.ª série) 5