O que será que se esconde por trás de uma fachada de normalidade?

Na maior parte dos livros, os autores perdem imenso tempo desde que o iniciam até que finalmente nos prendem a atenção; no meio tempo, acabamos por pousar o livro, ir dar uma volta e regressamos contrafeitos à leitura até que esta se torna interessante. Com Warren Ellis, nada poderia estar mais distante da realidade. Apanha-nos à primeira frase e lemos o livro de um só fôlego. Encontra-se desprovido daquelas palavras inúteis a que os críticos chamam de estilo e que pessoalmente chamo de palha…

Voltemos à acção depois do desabafo. Lembram-se do livro Voando Sobre um Ninho de Cucos de Ken Kesey (ou a adaptação cinematográfica de Milos Forman)? Normal faz-nos recordar a sensação de desconforto que todos sentimos quando abordamos a loucura. Se cruzarmos esta incerteza com o facto de que se investiga um desaparecimento e que o investigador se encontra tão louco quanto os restantes personagens… temos uma obra perturbante.

Adiciona-se à mistura as razões da loucura dos personagens. Todos são profissionais que se ocupam do futuro, que são pagos para olhar o abismo e que se assustam quando este os olha de volta.

Inesperadamente, olhamos também o abismo e apercebemo-nos que este futuro, de certa forma, já é real, que estes visionários não se afastaram assim tanto da realidade. Olhamos por cima do ombro e somos olhados de volta.

Há várias leituras possíveis para estas páginas, todas elas perturbantes. Até que ponto já vivemos esta realidade, de nos sabermos sob vigilância, de vivermos as nossas vidas sob o escrutínio de Outros, desconhecendo de quem estes Outros se tratam? Até onde estes podem ir na sua sede de poder, de controlar, de se assegurarem dos nossos passos?

Como conseguimos ocultar-nos? Como conseguimos privacidade? Como saber se cada acto nos aproxima do precipício?

Uma leitura que não nos pode deixar indiferentes! Uma prosa sucinta, para ler de um fôlego e ficar a pensar nas consequências da Globalização.

Eis a sinopse da editora:

O que será que se esconde por trás de uma fachada de normalidade? Há dois tipos de profissionais que se ocupam do futuro: os estrategistas de tendências, que procuram organizar as cidades para sobreviver ao inevitável colapso da sociedade, e os previsores de estratégias, mais preocupados em preparar cada um dos seus clientes. Os primeiros são pagos por caridades e ONG, os segundos por empresas de segurança e corporações. Estas são profissões de desgaste rápido, impossíveis de manter durante muito tempo. A depressão instala-se e, se o «olhar de abismo» se instala, há apenas um lugar para onde ir. O Cabo Normal. Quando Adam Dearden, estrategista de tendências, chega ao Cabo Normal, está preparado para relaxar e aceitar o tratamento. Pouco depois, no entanto, um dos outros pacientes desaparece, deixando para trás apenas uma pilha de insetos. Uma investigação arranca, e a vigilância torna-se total. À medida que o mistério se vai desvendando, Adam começará a pôr em causa a forma como vemos o futuro… e também o passado e o agora. Warren Ellis é um autor de culto dentro do universo mainstream de super-heróis.
«Uma história elétrica, engraçada e aterrorizadora de uma das vozes únicas do género.» – Kirkus Reviews

Warren Ellis é um escritor, guionista e autor de banda desenhada inglês. Tornou-se conhecido no mundo da banda desenhada, tendo criado séries como TransmetropolitanGlobal Frequency ou Red. Mas a sua produção neste universo não se ficou por aí, tendo trabalhado frequentemente com a Marvel. Além de ter escrito para os X-Men ou para os Thunderbolts, também foi o autor da série Extremis, que serviu de inspiração ao filme Iron Man 3. Bastante conhecido pelo seu comentário sociocultural, tanto online como através dos seus escritos, também tem créditos firmados na televisão e na escrita de videojogos. Na área da acção, Normal é o seu terceiro romance, e o primeiro publicado em Portugal.

Normal
Warren Ellis
Chancela editorial: Topseller
Páginas: 192
Encadernação: capa mole com badanas
Formato: 150 x 230 x 13 mm
ISBN: 9789898869067
PVP: 14,99 €