HANURAM, o Dourado… HANURAM, o Desgraçado!

Após o lançamento inicial nos pontos de venda de periódicos em julho, na próxima semana chega às livrarias Hanuram, o Dourado: A Fúria, de Ricardo Venâncio, editado pela G.Floy em parceria com a ComicHeart. Hanuram, o Dourado: A Fúria está também disponível em versão inglesa, Hanuram, the Golden: The Fury.

Pela primeira vez num álbum dedicado inteiramente ao personagem, além de uma curta BD inicial e da BD que dá nome à publicação, é incluído no livro a versão em língua portuguesa da BD anteriormente publicada na antologia kaBOOMbox vol. 1, um projecto de crowdfunding do internacional Brand New Nostalgia em associação com o coletivo Out Of Step Arts.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Longe estão os teus dias de glória. Longe estão os dias em que me honravas com metal e morte. Como te sentes sabendo que o mundo te persegue? Que não importa o quanto corras, onde te escondas, não escaparás à minha Fúria?

Os deuses decidiram perseguir Hanuram e fazer dele um exemplo. Mas se há uma coisa que Hanuram não tem, é humildade. Estas são as histórias das suas batalhas.

Ricardo Venâncio é um ilustrador de Lisboa, que ao longo de 18 anos de trabalho profissional trabalhou em animação, ilustração editorial, concept design, storyboard, para publicidade e banda desenhada. Quando tinha 12 anos, Ricardo dividia o seu tempo livre entre ler BD e pesquisar entradas sobre Mitologia Grega na enciclopédia dos pais.

Num dos seus primeiros álbuns a solo como autor completo, Ricardo Venâncio juntou algumas histórias curtas que já tinha criado ao longo de vários anos, com páginas criadas para este livro, num álbum que serve de introdução ao seu universo de fantasia heróica. Com um dinamismo invulgar no seu desenho e composição, e com um toque de humor e auto-crítica do género da fantasia e dos seus clichés, apresenta-nos o seu protagonista, Hanuram, amaldiçoado pelos deuses, preso na sua armadura dourada e condenado a vaguear pelo mundo inóspito e hostil que é o dele.

Ricardo Venâncio coloca todas as suas peças numa espécie de in media res, com Hanuram “a caminho”. Não sabemos de onde parte nem o que pretende alcançar, mas há algo na sua movimentação que o coloca numa rota de colisão com os grandes deuses deste mundo. A Fúria é assim um início auspicioso e perigoso para a personagem…”
Pedro Vieira de Moura – Lerbd.blogspot.pt

Hanuram: A Fúria
Ricardo Venâncio
G. Floy
Formato Comic Deluxe (18,5 x 28), 48 páginas a cores, capa dura.
ISBN (PT): 978-84-16510-36-8
ISBN (ENG): 978-84-16510-37-5
PVP: 11,99€

nota: imagens cedidas pela editora.