“Maria – A maior das subversões”, de Henrique Magalhães é mais um lançamento da Polvo Editora no AmadoraBD. Disponível no stand da Polvo no festival, irá ter uma apresentação com a presença do autor, Henrique Magalhães e do editor, Rui Brito dia 4 de novembro, pelas 15h, no auditório do núcleo central do Festival. No dia 5, domingo, pelas 16h, o autor fará uma visita guiada à sua exposição, “Maria”, que inclui pranchas originais dos seus livros “Seu nome próprio… Maria! Seu apelido… Lisboa!” (PNBD 2016, categoria “Melhor Álbum de Tiras Humorísticas”)  e “A maior das subversões”.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

“Maria” notabilizou-se pela crítica aos desmandos do poder autoritário que se instalou no Brasil entre as décadas de 1960 e 1980. Se inicialmente era uma solteirona em busca de companhia, a pouco e pouco foi-se posicionando contra a ditadura militar, o cerceamento das liberdades políticas, a censura e os costumes arcaicos que estruturavam uma sociedade machista, racista, homofóbica e conservadora. Nesta edição mostra-se a fase mais acirrada da luta política de Maria, ao lado de Pombinha e Zefinha e em contraposição à temível Madame Corporeichon, encarnação do poder instituído.

Henrique Magalhães venceu em 2016, com “Seu nome próprio… Maria! Seu apelido Lisboa”, o Prémio Nacional de Banda Desenhada, na categoria de “Melhor Álbum de Tiras Humorísticas”.

Maria – A maior das subversões
Henrique Magalhães
Chancela editorial: Polvo
Páginas: 64 a preto
Encadernação: capa cartonada a 4 cores
ISBN: 978-989-8513-74-8
PVP: 7,50€