Como os leitores mais atentos verificaram na nossa checklist, este mês não vão ser distribuídos os números 9 das séries Monica and Friends (em inglês) e Mónica y sus Amigos (em espanhol). Contactada a Panini, a mesma confirmou ao Bandas Desenhadas que o número 9, bem como o 10, não serão distribuídos em Portugal.

Deste modo, estas 4 revistas juntam-se ao rol de números que ultimamente não têm sido distribuídos em Portugal: Almanaque do Cascão #58, Cebolinha #16 e 18, Mônica #16 e 18, Mónica y sus amigos #2, Monica and Friends #2 e Turma da Mônica Jovem #3.

Desde fevereiro deste ano, após anos de um serviço quase sem falhas, já se totaliza em 12 o número de revistas das séries regulares da Mauricio de Sousa Editora que não são distribuídas em Portugal. São más notícias para os leitores e colecionadores portugueses, os quais deixaram de ter garantias de que todos os números de uma determinada série da Mauricio de Sousa Editora serão distribuídos em Portugal.

Entretanto, atendendo a que novembro já é o terceiro mês de distribuição das revistas Mauricio de Sousa da Panini Brasil pela VASP, será de esperar que já esteja ultrapassada a sensação de caos entre os leitores.

Caso os leitores continuem a verificar problemas na distribuição, relembramos as nossas estratégias. Primeiro, os leitores deverão diligenciar no seu habitual ponto de venda de periódicos que estes solicitem à VASP que lhes passe a remeter as séries que pretendem ou, se já as enviam mas em número insuficiente para as solicitações dos clientes, que lhes remetam um maior número de exemplares. Caso a VASP não atenda tais solicitações, os leitores poderão contactar diretamente a VASP pois recebemos relatos de sucesso com tal iniciativa.

Caso os leitores continuem sem conseguir encontrar as revistas, recomendamos a estratégia temporária do primeiro e segundo mês de distribuição pela VASP: continuar a procurar e procurar e procurar… Dado o historial de pouco sucesso em se obterem números atrasados das publicações brasileiras, a demanda contínua será provavelmente mais eficaz que solicitar ao ponto de venda habitual que encomende à VASP os números atrasados – o número reduzido de exemplares das revistas já foi distribuído, pelo que haveria que aguardar pela sua recolha e nem sempre tais pedidos são atendidos.

Para os que prosseguem a demanda, damos ainda mais uma dica, com base no que verificámos durante o mês de setembro e outubro. É altura de realizarem tábua rasa do conhecimento empírico que detinham sobre a distribuição das revistas da Panini Brasil. Alguns pontos de venda de periódicos que sempre receberam todas as publicações da Panini Brasil, não receberam nenhuma nos passados 2 meses; outros que costumavam receber um grande número de exemplares, receberam poucos exemplares de algumas séries; há pontos de venda que receberam umas séries, enquanto outros receberam outras; há pontos de venda que nunca tinham recebido revistas da Panini Brasil que começaram a receber; e há pontos de venda em que pouco ou nada se alterou ou cuja situação se regularizou em outubro.

Sem mais delongas, eis a apresentação da listagem das publicações deste mês, das quais se destaca o 12.º Graphic MSP, dedicado à Mônica e intitulado Força, tendo autoria de Bianca Pinheiro.

– Almanaque do Chico Bento 62
– Almanaque da Magali 62
– Cascão (2.ª série) 24
– Cebolinha (2.ª série) 26
– Chico Bento (2.ª série) 24
– Chico Bento Moço 43
– Graphic MSP 12: Mônica – Força (Bianca Pinheiro)
– Magali (2.ª série) 24
– Mônica (2.ª série) 26
– Saiba Mais! com a Turma da Mônica 115: A História da Nutrição
– Turma da Mônica (2.ª série) 24
– Turma da Mônica Jovem (2.ª série) 6