Um dos lançamentos no Amadora BD 2017 foi a coedição da Chili Com Carne com O Panda Gordo da obra Lá Fora com os Fofinhos, da autoria de Mariana Pita.

Inserido na série Mercantologia da Chili Com Carne, o volume reúne vários trabalhos da autora publicados em diversos fanzines e na internet, bem como algum material inédito. Trata-se de um conjunto de trabalhos idealizados e publicados (com tiragens reduzidas  – por vezes, extremamente reduzidas) em diferentes anos entre Braga, Porto, Londres e Lisboa, com alguns dos quais diretamente relacionados com o seu percurso musical como Moxila (cf. o programa radiofónico Bandas #18 ou o mini-site de Moxila no bandcamp).

Alheada dos circuitos da edição independente da capital até recentemente, esta compilação das bandas desenhadas de Mariana Pita será certa e finalmente o primeiro contacto de muitos dos leitores interessados com a sua obra.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:
Mariana Pita transforma o ordinário em extraordinário. As suas histórias são sobre pequenas aventuras e dias de praia onde situações e personagens familiares se misturam com pormenores estranhos e inesperados. Lá Fora com os Fofinhos é como um sonho que distorce memórias de verões passados. 
– Joana Estrela

Ler o trabalho de Pita é como ter um daqueles sonhos em que tudo é perfeitamente normal e completamente surreal ao mesmo tempo. Enigmáticas e doces, estas bandas desenhadas vão avançando de forma incerta conduzidas pelo movimento do desenho. Uma força misteriosa em acção! 
– Disa Wallander

Lá fora com os fofinhos compila várias BD de Mariana Pita entre 2013 e 2017, algumas publicadas em vários fanzines e na Internet, outras não… Algumas BDs estão em inglês com legendas em português e vice-versa.

112 páginas a cores, em papel Inaset de 100 g/m2 (48 páginas com menos 1 cm de largura no miolo), capa a cores em papel Inaset de 250 g/m2.

Co-edição Chili Com Carne + O Panda Gordo com o apoio do IPDJ.

Mariana Pita (n. 1990) nasceu em Lisboa mas é de Braga. Em 2012, concluiu a licenciatura em Artes Plásticas nas Belas  Artes da Universidade do Porto e desde então tem feito música, com o nome de Moxila. As BDs e animações em nome próprio. Todos os anos faz o Natal Gentil com um convidado diferente em que cada um compõe uma música de Natal, depois lançadas pela Gentle Records. Viveu em Londres em 2015 e agora vive em Lisboa onde toca com a banda do cantor e compositor Éme e acabou de lançar o seu próprio estúdio de animação caseiro chamado Lixo Feliz.