No ano em que comemora 50 anos do seu primeiro trabalho para a Disney, Giorgio Cavazzano estará entre nós na Comic Con Portugal.

Giorgio Cavazzano nasceu a 19 de outubro de 1947 em Veneza, Itália. Com a idade de doze anos, Giorgio começou a trabalhar com seu primo, o ilustrador Luciano Capitanio, colorindo trabalhos para as editoras Mondadori, Dardo e uma tira cómica publicada na revista Voci d’Oltremare. Ainda adolescente, tornou-se aprendiz do mestre Romano Scarpa e aos 15 anos tornou-se o arte-finalista pessoal de Scarpa.

Giorgio Cavazzano fez sua estreia como ilustrador em 1967 com a história “Paperino e il singhiozzo a martello”, enquanto que o seu primeiro argumento, “Metralhas…Milionários?!”, foi publicado em 1985.

No início da carreira, o seu estilo foi influenciado por Romano Scarpa e pela tradição predominante do desenho de Carl Barks. Mais tarde, Cavazzano desenvolve o seu próprio estilo distinto, que o torna um dos mestres Disney preferidos dos fãs e leitores de todas as idades.

Em 1999, junto com o escritor Tito Faraci, lançam a série Disney noirMMMM: Mickey Mouse Mistery Magazine“. A sua parceria artística leva-o a desenhar um super-herói – “Il segreto del vetro” (2003) é a primeira história do Homem-Aranha realizada inteiramente por artistas italianos. Este não é o seu único tributo ao universo Marvel; no ano seguinte, desenha a capa para uma edição especial de Devil & Hulk para o 10.º aniversário da Marvel Italy.

Entre muitos trabalhos do autor publicados entre nós, como “Dragonlords”, “Donald e a Aventura Submarina“, “O Veleiro de Prata“, “Mickey e a Espada do Tempo”, “Jungle Town” ou “Casablanca”, destacamos o seu mais recente trabalho, uma homenagem a Hugo Pratt e à sua personagem mais famosa Corto Maltese, “Mickey Maltese – A Balada do Rato Salgado“.

Giorgio Cavazzano criou, fora da BD Disney, várias personagens, tais como Walkie & Talkie, Oscar & Tango, Smalto & Johnny, Timothy Titan e o Capitão Rogers. Com Tiziano Sclavi, o criador de Dylan Dog, Cavazzano desenha a saga  Altai & Jonson. Importante é também a parceria com Bonvi, o criador de Sturmtruppen, com quem desenha “Maledetta galassia!” e “La Città”, publicados pela editora Sergio Bonelli Editore.