A editora Devir apresenta a sua mais recente novidade editorial; trata-se de NonNonBa de Shigeru Mizuki. Inserido na colecção Tsuru, coleção que reúne autores japoneses clássicos e contemporâneos inovadores, reconhecidos pela sua contribuição para a arte da banda desenhada e também, para a cultura japonesa, é desta forma o segundo volume da mesma, depois do primeiro volume ter pertencido a Jiro Taniguchi.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Um relato baseado na infância do autor em que a avó (Nonnonba, personagem que dá título ao livro) lhe transmitiu algum do misticismo e temor em relação ao mundo dos espíritos, os yokai (entidades misteriosas e sobrenaturais da tradição medieval japonesa).
Os ambientes fantásticos e as ilustrações pueris, valeram a Mizuki a sua reputação como contador de histórias.

Shigeru Mura (nome verdadeiro de Mizuki) (1922-2015) nasceu em Osaka e passou a sua infância na prefeitura de Tottori.
Adaptou várias obras a anime e escreveu romances de terror, livros sobre o fantástico no folclore japonês e uma enciclopédia dedicada aos monstros e espíritos presentes na sua obra.
Kitaro é a sua personagem mais popular, que aparece pela primeira vez em 1959, em Yurei Kikka, e assume uma série própria, “Ge-Ge-Ge No Kitaro”, a partir de 1965.

Principais distinções
2003 Troféu Especial do Prémio Cultural Osamu Tezuka, pelo conjunto da sua obra.
2007 Fauve d’Or para Melhor Álbum por “NonNonBá”, Festival Internacional de BD de Angoulême, França.
2012 Prémio Eisner para Melhor Edição Americana  de Material Internacional – Ásia com “Onward Towards Our Noble Deaths”.

Nonnonba
Shigeru Mizuki
Editora: Devir
ISBN: 978-989-559-401-6
Dimensões: 170×240 mm
Páginas: 424 a preto
Preço: €24,99

nota: imagens cedidas pela editora.

SOBRE O AUTOR |

Rodrigo RamosAdministrador
É administrador do site. Licenciado em Informática agrega no Bandas Desenhadas dois mundos que adora a web e a banda desenhada.