Em novembro, o BCSD – Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável editou O Mundo Muda Contigo, um livro de banda desenhada com argumento de Raquel Ochoa e ilustração de Mariana Margarida Malhão.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Com uma tiragem de 6000 exemplares, esta publicação está a ser distribuída a professores das disciplinas de geografia e ciências naturais dos 7.º, 8.º e 9.º anos de escolas que integram a rede da Comissão Nacional da UNESCO e de outras escolas em Portugal. Tendo como público-alvo os adolescentes dos 12 aos 15, o BCSD crê que o livro é adequado a todos os anos do ensino, pretendendo transmitir de forma pedagógica e simples conceitos como as alterações climáticas, objetivos do desenvolvimento sustentável, economia circular, reciclagem, cadeia de valor, ecossistemas, plásticos nos oceanos e florestas sustentáveis.

A banda desenhada conta a história de quadro adolescentes europeus – Inês, Oriana, Abdou e Anna – que fazem um Interrail pela Europa para assistirem a um evento internacional de jovens que querem mudar o mundo. A história passa-se quase toda dentro do comboio onde os jovens se sensibilizam uns aos outros, não só para a sustentabilidade, como para a ética, civismo e cidadania. Acima de tudo, a banda desenhada pretende levar à ação, contribuindo para que cada vez mais jovens percebam que o Planeta vive uma situação limite e que está na mão de todos agir e contribuir para inverter a situação. O projeto enquadra-se na educação para o desenvolvimento sustentável, uma das áreas de atividade estratégica do BCSD.

O Mundo Muda Contigo foi elaborado no âmbito do projeto “Ser ou Consumir? Transformar um planeta com vida”, candidatura n.º 29, cofinanciada pelo Fundo Ambiental, ao abrigo do Aviso n.º 8368/2017, de 30 de junho (Apoiar uma nova cultura ambiental: incentivos ao desenvolvimento de programas, projetos e ações de educação ambiental), contando também com o patrocínio da Gestamp Aveiro e da Lidergraf – Sustainable Printing. Além da banda desenhada, o BCSD ministrou formação a um conjunto de professores de Porto, Aveiro e Lisboa, com apoio da Comissão Nacional da UNESCO, Comité Nacional para o Programa Internacional de Geociências (IGCP), Cátedra UNESCO da UTAD, AGA – Associação Geoparque Arouca, Câmara Municipal de Arouca e da Junta de Freguesia dos Olivais – Lisboa. O BCSD criou também um conjunto de materiais com conteúdos suplementares aos curricula das disciplinas de geografia e ciências naturais que os professores vão poder passar a usar nas suas aulas. O projeto vai chegar a mais de 150 escolas e a cerca de 45000 alunos.

Eis a sinopse:

Inês combina encontrar-se com outros jovens ao longo de uma viagem de comboio até ao Norte da Europa, cada um em sua paragem. Parte sozinha, mas sabe que por pouco tempo, afinal, todos estes novos amigos foram convidados a participar no fórum da ONU “Young Minds for a Sustainable Future”. O que Inês não sabe é que a viagem vai ser tão divertida como o fórum. Como podem os jovens usar as redes sociais para terem impacto? O que podemos aprender com os outros quando temos vontade de trabalhar em conjunto? Porque acabará a Inês a fugir à polícia sem querer? Como se interliga tudo isto numa viagem até Copenhaga? Terás de ler e também tu fazer parte da grande aventura dos nossos dias: mudar o mundo. Porque o mundo muda contigo!

Raquel Ochoa é autora portuguesa em escrita de viagens sobre o mundo e sobre histórias de portugueses que, ao longo dos séculos, influenciaram diversas partes do mundo. Em 2009 foi vencedora do prémio literário revelação Agustina Bessa-Luís e, em 2012, foi condecorada Grande Oficial da Ordem de Mérito pelo Presidente da República de Portugal. Licenciada em Direito, leciona cursos de “escrita criativa”, “biografia” e “escrita de um romance” em várias instituições em Portugal e, pelo mundo, a convite do Instituto Camões. Enquanto repórter de viagens, publica impressões sobre os vários cantos do mundo no seu blog e colabora com diversos jornais e revistas. Em parceria com a agência de viagens Pinto Lopes, é uma das autoras convidadas das “Viagens de Autor”, preparando e acompanhando périplos à Índia Portuguesa, Cabo Verde e Senegal, no rasto das obras que escreveu. De sua autoria contam-se: “O Mundo muda contigo” (2017), “Manuel Vicente – A Desmontagem do Desconhecido” (2017), “As Noivas do Sultão” (2015), “Mar Humano” (2014), “A Infanta Rebelde” (2011), “Sem Fim à Vista – a Viagem” (2011), “A Casa-Comboio” (2009), “O Vento dos Outros” (2008) e “Bana – Uma vida a cantar Cabo Verde” (2008).

Mariana Malhão é natural de Coimbra, mas reside no Porto. O foco do seu trabalho é o desenho e produção de objetos 3D, tentando criar um paralelismo entre eles. Mariana representa um universo colorido e um imaginário para crianças, jovens e adultos. Atualmente coorganiza, com Dylan Silva, a feira de artes diversas “Sábado-Feira” nos Maus Hábitos no Porto. Alguns dos seus trabalhos estão expostos e são comercializados na “Ó! Galeria” e “Duas de Letra”, no Porto, e na livraria infantil “It’s a Book” em Lisboa. Mariana é licenciada em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade Porto.

O Mundo Muda Contigo
Raquel Ochoa & Mariana Malhão
BCSD
Páginas: 40
ISBN: 978-989-98060-7-8