Cancer é a mais recente narrativa gráfica da MMMNNNRRRG, publicada em dezembro do ano passado. Ao longo do livro da autora sueca entretanto falecida Tilda Markström – ou, se preferirem, do vivo pintor e ilustrador vianense Tiago Manuel – o leitor acompanha uma mulher confrontada com o surgimento do carcinoma mamário, as terapêuticas efetuadas e a evolução do estadio da doença.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Tilda Markström (1923 – 2012) Nasceu em Ystad, Sul da Suécia. 1955. Acaba o curso de Pintura na Escola Superior de Belas Artes de Estocolmo. 1960. Frequenta a FOTOSKOLAN, Escola de Fotografia de Estocolmo (fundada e dirigida pelo Mestre Christer Strömholm). 1965. Viagens (Europa e Estados Unidos). 1968 a 1973. Reside em Londres. Primeiras exposições. 1974. Regressa à Suécia e passa a viver em Estocolmo. Realiza exposições de Pintura, Fotografia, ilustra livros, escreve para jornais e revistas culturais. 1996. Fixa residência em Ystad embora mantenha a casa de Estocolmo.

Este livro integra a obra conceptual de Manuel Tiago que visa a publicação de 50 livros de 25 heterónimos nas mais diferentes áreas (ilustração de autor, banda desenhada, humor negro, histórias infantis, romance gráfico, diários ilustrados com fotografias e pinturas, teatro, literatura policial, moda e cinema), entre os quais se incluem os autores Terry Morgan, Murai Toyonobu, Tom McCay, Tim Morris, Mariette Tosel, Tamayo Marín e Max Tillman.