No dia 26 de janeiro, a chancela Sapata Press de Cecília Silveira realizou o lançamento de mais 2 zines. Fundo do Nada , da autoria de Ana Caspão, apresenta a curta história de uma mulher perdida num mundo surreal. O macabro e o humor habitam nos cenários em que a sua musa atua, muitas vezes demonstrando o lado subversivo do ideal de Mulher.

Por seu turno, </3 ou Coração Partido da brasileira Ellie Irineu é o primeiro número da série zinezinho da Sapata Press. Trata-se de uma história sobre abuso, na qual a personagem decide sair da casa da família. É um flash traumático do passado.

Ana Caspão tem como obsessão a imagem da mulher, algo que se reflete constantemente no seu trabalho. A autora vive, nasceu e trabalha em Portugal, um país paradoxo. O seu verdadeiro objetivo é tentar criar uma relação com leitor que permaneça no tempo, e que o seu trabalho consiga ter algum tom de honestidade e alívio emocional.

Ellie Irineu é uma autora de BD e ilustradora brasileira. O seu trabalho pode ser encontrado no tumblr e na página do Facebook Rabiscos da Ellie.

SAPATA PRESS é um projeto editorial transnacional, sem fins lucrativos, com foco em banda desenhada de autorxs de expressão portuguesa. O seu objetivo é lançar plataformas de produção – fanzines, livros, posters, workshops – que abram as portas a mulheres, autorxs pertencentes a minorias e pessoas não-binárias, sejam elxs trans ou cisgénero, independentemente de raças e orientação sexual. Na senda do feminismo interseccional, tenta inverter a subrepresentação de mulheres e dissidentes de género nos espaços de produção de banda desenhada e a secundarização destxs na história.

Fundo do Nada
Ana Caspão
Sapata Press
Páginas: 20
Risografia
Tiragem: 50 exemplares
PVP: 6,00€

</3 ou coração partido
Ellie Irineu
Sapata Press
Páginas: 20
Risografia
Tiragem: 50 exemplares
PVP: 2,00€

Outras Leituras