O autor anónimo criador d’ Os Positivos tem vindo a apresentar um conjunto de reflexões sobre a arte e a banda desenhada, frequentemente incidindo na temática do artsy fartsy. Outro tema que tem sido uma constante nos últimos anos tem sido a valorização do digital enquanto formato de divulgação (de BD, de zines, de crítica…), em detrimento do papel.

Nesse sentido, poder-se-ia estranhar a edição em papel do zine …Previosuly #12, dois anos após a edição do último número. Como refere o autor, …Previously compila conversas curtas entre Xavier e os seus dois coabitantes durante uma infindável viagem de carro; estas estórias são mostradas cronologicamente de modo aleatório, cada uma terminando com a frase “to be continued / preceded…”.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Na verdade, com direito a 16 páginas, esta publicação agrafada e manualmente numerada integra uma obra maior, constituída pela própria versão em papel e o webcomic, sendo que o último permite, através da manipulação do formato, que a leitura realizada em papel seja diferente da lida num telemóvel, num tablet ou numa resolução superior de um monitor. O webcomic está disponível aqui e a desconstrução do mesmo aqui.

Outras Leituras