Comic Con Portugal realiza-se em Oeiras já em setembro de 2018

Realizou-se esta manhã, no Palácio Marquês de Pombal, em Oeiras, a primeira conferência da Comic Con Portugal 2018. O local da mesma explica-se pela mudança do município em que o evento é realizado. Após 4 anos, a Comic Con Portugal muda-se de Matosinhos para Oeiras.

Os rumores da mudança do evento da Exponor para a Grande Lisboa surgiram em setembro do ano passado numa entrevista concedida ao Dinheiro Vivo e causaram surpresa, dado, desde o início, a organização ter mencionado estarem assegurados 5 anos de edições na Exponor, os quais acabaram por ser reduzidos a quatro.

Na Conferência de Imprensa realizada em dezembro do ano passado, prévia à 4.ª edição, a comunicação da decisão foi adiada para o início deste ano. Na altura, a Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, manifestou vontade em continuar com a parceria, tendo inclusivamente referido a hipótese de se aumentar a verba financiada pela Câmara, que o ano passado foi de 100 mil euros.

Na conferência de imprensa hoje realizada, com as presenças de Paulo Cardoso, Pedro Cardoso e o vice-presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Francisco Rocha Gonçalves, foi divulgado que a Câmara Municipal de Oeiras financia o evento em 2018 com 330 mil euros.

O local escolhido para a realização do evento é o Passeio Marítimo de Algés, mantendo-se o modelo dos 4 dias. As datas, tal como já tinham sido sugeridas em setembro do ano passado, são em setembro de 2018, nos dias 6 a 9 (quinta-feira a domingo). O protocolo assinado prevê que o evento se realize em Oeiras durante 3 anos, estando apontado o ano de 2020 para a renegociação.

Foi ainda anunciada a presença de 3 autores de banda desenhada, Batem, Mark Waid e Yves Sente. Este último (tal como Iouri Jigounov) foi um dos autores convidados confirmados em 2015 que não compareceu nessa edição, devido ao clima de instabilidade que se vivia nos países europeus alvo de atentados terroristas. Não se teceram considerações sobre a novamente  prometida presença de Brian Michael Bendis nem do anunciado George R. R. Martin para a edição de 2018 na já longínqua conferência de imprensa realizada em 2015.

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.