É já no próximo Sábado, 3 de março, que ocorre a inauguração da décima nona edição da Cartoon Xira. Este ano, pela primeira vez, a exposição irá decorrer na Fábrica das Palavras ao invés das edições anteriores que decorriam no Celeiro da Patriarcal. Outra novidade é também a duração da exposição que será bastante mais extensa – cerca de quatro meses – sendo sem dúvida uma oportunidade única para conhecer ou recordar o trabalho de todos estes autores, de grande valor artístico.

A exposição, patente até 08 de julho, conta com a presença de 12 cartoonistas de referência nacional: António Antunes (que comissaria a exposição, em colaboração com a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira); Vasco Gargalo (reconhecido pela Cartoon Home Network como o melhor cartoonista europeu de 2017); José Bandeira: Carlos Brito; André Carrilho; Augusto Cid; Cristina Sampaio; António Jorge Gonçalves; António Maia; Rodrigo Matos; Henrique Monteiro; Cristiano Salgado.

Tal como em edições anteriores, a Cartoon Xira terá também a participação de um convidado internacional, que nesta edição de 2018 é Oscar Grillo. Nascido em Buenos Aires em 1943 (com raízes lusitanas, já que a sua mãe era portuguesa) e residente em Londres desde 1971, é a primeira vez que Oscar Grillo expõe em Portugal.