A editora Documenta, em parceria com a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, edita o álbum Cartoons do Ano 2017, por ocasião da 19.ª edição da Cartoon Xira, que está patente entre 3 de Março e 8 de Julho de 2018 na Fábrica das Palavras, em Vila Franca de Xira.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Nicolau Santos: «Um jornal sem cartoons não é um jornal, é uma folha de couve, papel impresso sem personalidade, mamarracho de letras impressas e acumuladas, um barco que não sabe para onde quer ir mesmo que os ventos soprem a favor.»

Ao longo destes dezanove anos de existência, a dedicação da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira na realização da Cartoon Xira tem vindo a traduzir-se, sem qualquer dúvida, num evento cultural de enorme qualidade e de reconhecido mérito nacional e internacional. Temos muito orgulho em contribuir desta forma para a valorização do cartoon enquanto manifestação artística, nesta que é também uma forma de celebrarmos o humor e a liberdade de expressão. – Alberto Mesquita

[…] não há jornais sem cartoonistas e não há cartoonistas sem jornais. E como a vida dos jornais vai mal, a vida dos cartoonistas, presumo eu, também não deve estar a ser passada numa terra de leite e mel.

E, no entanto, eles continuam a «cartoonar». A interpelar. A fazer rir. A fazer pensar. A interpretar. A descodificar. A desconstruir. A irritar ricos e poderosos – os que mandam. A desafiar o poder, todos os poderes, com armas tão frágeis como linhas traçadas em papel. E há quem se incomode. E há quem se zangue. E há quem fique furioso. E há quem os ameace. E há quem os processe. E há quem os mate. Sim, há quem mate cartoonistas por causa de cartoons. – Nicolau Santos

Cartoons do Ano 2017
Editora: Documenta
Formato: 16,5 x 22 cm
Páginas: 128
Preço: €15,00