Chega hoje às bancas o quarto volume da coleção da Levoir com o diário Público, Y, O Último Homem, a qual foi escrita por Brian K. Vaughan e desenhada por Pia Guerra. Este quarto volume, intitulado A Senha, foi arte-finalizado por José Marzán Jr. e inclui os números #18-23 de Y: The Last Man publicados pela Vertigo em 2004.

Clique na imagem para a visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse:

“Tem vindo a provar constantemente que é um dos melhores exemplos da nona arte… fascinante.” – The Chicago Tribune

Quando as suas companheiras de viagem partem numa missão arriscada, Yorick fica aos cuidados da agente reformada 711, uma amiga e ex-colega de confiança da agente 355.
De todos os perigos que o último homem vai enfrentar nas suas viagens, o que encontrará na cabine da agente 711 será o maior e surpreenderá as expectativas de Yorick de maneira profunda, brutal e inesquecível.
A agente 355, a Dra. Mann e Yorick continuam a atravessar os Estados Unidos tentando chegar ao laboratório da médica onde esta tem todos os materiais necessários à pesquisa que pode ajudar a entender o que aconteceu aos machos do planeta, por que é que este sobreviveu e, talvez descobrir um meio da humanidade não se extinguir.

A Senha tem como principal propósito revelar aspectos do passado de Yorick e a sua estrutura como personagem.

Pela primeira vez na série, é abordada a questão da violência sexual. Embora não seja o foco principal da história, a sua presença é fortíssima e abre espaço para a discussão sobre o que significa ser vítima: estar impotente diante de uma situação de abuso.
Neste volume são apresentadas ainda algumas alterações à equipa artística. Em A Passagem da Viúva, Pia Guerra a desenhadora, que trabalha na série desde o início, é substituída por Goran Parlov, permanecendo o arte-finalista José Marzan Jr. e Pamela Rambo nas cores, de modo a manter a coerência gráfica.

Y O Último Homem é uma excelente série para discutir questões de género, como as relações de poder entre homem e mulher.

Y, O Último Homem: Volume 4 – A Senha
Brian K. Vaughan & Pia Guerra
Capa dura, 144 páginas cor
Formato: 170*257mm
PVP: 12,90€

nota: imagens cedidas pela editora.

Outras Leituras