A Kalandraka termina a publicação da Nutshell Library de Maurice Sendak com os seus últimos dois volumes, Duarte e Canja de Galinha com Arroz. Esta tetralogia – que inclui ainda  Vida de Crocodilo e João e Mais Oito –  foi publicada originalmente em 1962. Registe-se que a Nutshell Library foi alvo de animação, aquando da adaptação do livro O Recado de Rosie (1960) no filme de desenhos animados Really Rosie (1975), realizado pelo próprio Sendak e com música de Carole King.

Em Canja de Galinha com Arroz: o livro dos meses (originalmente, Chicken Soup with Rice: a book of months), Sendak continua a explorar algumas temáticas de que frequentemente são alvo as crianças pré-alfabetizadas. Após a sucessão dos primeiros números e do alfabeto dos primeiros volumes desta série, neste volume centra-se nos meses do ano, com um pequeno poema para cada mês, onde se enaltece sempre o gosto do protagonista pelo prato que dá título ao livro, apesar das diferenças climáticas ao longo do ano.

Em Duarte: uma história moral em cinco capítulos e um prólogo (originalmente, Pierre: a cautionary tale in five chapters and one prologue), o leitor é assiste às respostas impertinentes e mal-educadas de Duarte aos seus pais, que se repetem quando se depara com um leão faminto que pretende comê-lo. Resta saber o quanto o incauto leão achará indigesta a insolência do rapaz…

Eis as sinopses da editora:

Em janeiro,
quando cai a neve
e o frio é atroz,
gosto de patinar no gelo
e provar canja de galinha
com arroz…

Da patinagem no gelo em janeiro até se tornar numa árvore de Natal em dezembro, passando por uma viagem pelo mundo ao longo do ano, um divertido (e saboroso) almanaque com um poema ilustrado para cada mês do ano.

Duarte era o nome
de um certo rapaz

que tinha por hábito dizer:
– Tanto faz!
Leitor, descobre por ti
um caso irritante…

“Que diferença faz?”, dizia sempre o impertinente Duarte, mesmo perante um leão que ameaçava comê-lo. Ainda bem para ele que aprendeu a lição! Rimas, lições e sentido de humor. 

Maurice Sendak (Brooklyn, Nova Iorque, 1928 – Connecticut, 2012): Desde 1951 concebeu mais de 90 livros infantis, uma prestigiosa trajetória que lhe valeu em 1970 o Prémio Andersen e o Prémio Laura Ingalls Wilder em 1983. Em 1996, o Governo dos Estados Unidos atribuiu-lhe a Medalha Nacional das Artes e em 2003 concederam-lhe o Prémio Internacional Astrid Lindgren de Literatura Infantil, conjuntamente com a autora austríaca Christine Nöstlinger. Estudou Pintura e Desenho no Art Students League de Nova Iorque. Conseguiu o seu primeiro emprego como ilustrador na All American Comics e em 1951 começou a trabalhar como ilustrador para a editora Harper and Brothers. Desencadeou uma autêntica revolução no panorama literário infantil pelas ideias, forma e pelo conteúdo dos seus livros. A crítica especializada classificava-o como “um dos homens mais influentes dos Estados Unidos, pois dar forma à fantasia de milhões de crianças é uma tremenda responsabilidade”.

Canja de Galinha com Arroz: o livro dos meses
Maurice Sendak
Editora: Kalandraka
Páginas: 32
Encadernação: capa dura
Dimensões: 12,7 x 17,7 cm
ISBN: 978-989-749-088-0
PVP: 9,00€

Duarte: uma história moral em cinco capítulos e um prólogo
Maurice Sendak
Editora: Kalandraka
Páginas: 48
Encadernação: capa dura
Dimensões: 12,7 x 17,7 cm
ISBN: 978-989-749-089-7
PVP: 9,00€

nota: agradece-se à editora a oferta dos livros.

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de SousaAdministrador